UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosineide de Andrade Rocha
Titulo ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR: Um trabalho articulado entre a gestão escolar e professores alfabetizadores numa escola pública municipal paulista
Orientador(a) Prof. Dr. Silvio Henrique Fiscarelli
Data 16/12/2020
Resumo Resumo: O presente trabalho visa à discussão acerca das imbricadas relações entre alfabetização e
letramento no contexto de implementação curricular impulsionada pela Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e pelo Currículo Paulista – em um município do interior do estado de São
Paulo, envolvendo um trabalho articulado entre a equipe gestora de uma escola pública
municipal e os professores das turmas dos 1º e 2º anos. Postula-se que, embora os processos de
alfabetização e letramento sejam distintos e apresentem suas especificidades, precisam ocorrer
simultaneamente, algo ainda desafiador no contexto escolar pesquisado. São apresentadas essas
e outras discussões pertinentes aos desafios emergidos a partir da BNCC e da implementação
do Currículo Paulista, salientando as contribuições da equipe de gestão escolar para minimizar
o fosso existente entre os dois processos supracitados. Enfoca-se a reestruturação curricular no
contexto municipal como uma rica oportunidade para esse fim. O presente estudo foi norteado
pela questão-problema: Como aprimorar o trabalho pedagógico na perspectiva do alfabetizar
letrando, diante das novas demandas do currículo? Foi proposto como Objetivo Geral:
“Identificar demandas e desafios no processo de reestruturação curricular proposto pela BNCC
e pelo Currículo Paulista”. Para tanto, realiza-se uma discussão teórico-conceitual a partir,
principalmente, das contribuições de Soares (1998, 2003a e 2003b, 2004, 2017), Carvalho
(2005), Franchi (2012), Ferreiro (1995), Tfouni (1995) para tratar das relações entre
alfabetização e letramento. Além disso, a partir dos pressupostos de Sacristán (1998, 2000,
2013), Mello (2014), Roldão (2010) e Lemes (2013), forja-se uma análise acerca do currículo,
fundamentos conceituais e epistemológicos para subsidiar os debates sobre a BNCC e o
Currículo Paulista, seus conceitos fundantes, suas bases legais e os desafios para a sua
implementação. Por esse prisma, é feita uma análise da perspectiva de alfabetização e
letramento nesses documentos. A abordagem metodológica utilizada foi a da pesquisa
qualitativa, especialmente a da pesquisa-ação, com base, sobretudo, em Chizotti (2003),
Fonseca (2002), Gil (1999), Marconi e Lakatos (1999), Moreira (2002) e Thiollent (1986).
Foram utilizados questionários como principal técnica de pesquisa, além da análise de
conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977). Ao longo do seu desenvolvimento, foi possível
inferir que o processo de reestruturação de uma proposta curricular é algo muito desafiador,
uma vez que demanda um processo de formação continuada e permanente dos educadores e a
articulação dos atores com vistas à melhoria das aprendizagens dos estudantes. Os resultados
mais relevantes estão relacionados ao aprendizado de que é possível superar grandes desafios
com a mobilização coletiva de esforços. Entretanto, isso demanda ainda tempo e trabalho
coletivo para planejar ações, executar e acompanhar o seu desenvolvimento. Em suma, postulase que, a partir das perspectivas curriculares normatizadas pela BNCC, o processo de
alfabetização deve ser delineado em direção ao letramento e aos multiletramentos em que a
linguagem seja concebida numa perspectiva discursiva-enunciativa e o texto seja a mola mestra
da ação pedagógica. Essa visão, embora muito debatida na arena educacional, no contexto
pesquisado, ainda precisa ser ampliada, para além dos entraves existentes.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Currículo. BNCC. Gestão escolar.

Abstract: The present work aims to discuss the intertwined relationship between literacy and literacy
skills and the writing process in the context of the curricular implementation encouraged by
Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Curricular Common National Basis), and by the
Curriculo Paulista (Paulista Curriculum) in an inland city in the state of São Paulo, involving a
joint work between the management team of a public school and the 1st and 2nd grade teachers.
It is presupposed that, although the processes of literacy and literacy skills are prominent and
present their specificities, they need to occur simultaneously, something still challenging in
researched school context. These and other discussions pertinent to the challenges that emerged
from the BNCC, and the implementation of the São Paulo Curriculum are presented,
emphasizing the contributions of the school management team, to minimize the existing gap
between the processes mentioned above. The focus is the curricular restructuring in the
municipal context as a productive opportunity for this purpose. The present study was guided
by the problem question: How to improve the pedagogical work in the perspective of using
literacy skills to literate to the new demands of the curriculum? It was suggested as General
Objective by BNCC and Curriculo Paulista: “Identify demands and challenges in the curricular
restructuring process”. For this to happen, a theoretical-conceptual discussion takes place,
mainly from Soares’ contributions (1998, 2003a e 2003b, 2004, 2017), Carvalho (2005),
Franchi (2012), Ferreiro (1995), Tfouni (1995) to debate existing aspects between literacy and
literacy skills. Besides that, based on the pre assumptions of Sacristan (1998, 2000, 2013),
Mello (2014), Roldao (2010) and Lemes (2013), an analysis around the curriculum, conceptual
and epistemological foundations purposed to underpin the debates between the BNCC and the
Curriculo Paulista, their founding concepts, their legal basis, and the challenges to its
implementation. In this light, an analysis of these curricular documents is performed. The
methodological approach utilized was the qualitative research, especially the action research,
based, overall, on Chizotti (2003), Fonseca (2002), Gil (1999), Markoni e Lakatos (1999),
Moreira (2002) and Thiolent (1986). The main source for data collection were questionnaires
besides the content analysis, in the perspective of Bardin (1977). Throughout its course, it was
possible to infer that the restructuring process of a curricular proposal is something very
challenging, once it demands a permanent and continuing development process from the
educators and the articulation of the acting individuals, aiming the improvement in students’
learning. The most relevant results are related to the knowledge that is possible to overcome
big challenges with collective mobilization of efforts. However it demands time and hard work
to plan actions, run the work and follow its development. In short, it is defended that from the
curriculum perspectives standardized by the BNCC, the literacy process should be outlined in
direction to the literacy skills and the multi literacy skills in which the language is conceived in
a discursive-enunciated perspective and the text is the main spring of the pedagogical action.
This vision, although very debated in the educational amplitude, in the researched context, still
needs to be amplified beyond the existent frontiers.
Key words: Literacy. Literacy skills. Curriculum. BNCC. School Management.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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