UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ligia Maria de Almeida Lizeo
Titulo RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Orientador(a) Profa. Dra. Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Data 31/05/2021
Resumo A presente pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender e analisar como se
constitui a relação entre a família do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
a escola, no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Com foco em discutir as
concepções dos profissionais da educação e das famílias acerca do processo de inclusão,
compreendendo se existe um trabalho colaborativo entre os envolvidos e as estratégias
utilizadas para garantir as legislações referentes ao atendimento aos alunos público-alvo
da Educação Especial, enfatizando o TEA. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza
como procedimento metodológico o estudo de caso, sendo realizadas entrevistas
semiestruturadas. Participaram, quatro gestores escolares, nove professores, sendo oito
do ensino comum e um professor da sala de recursos, assim como dez famílias de alunos
que apresentam transtorno do espectro autismo pertencente a uma diretoria de ensino
localizada no interior do estado de São Paulo. Os dados foram agrupados por categorias
e analisados, considerando as fases propostas por André e Ludke (1986). Como
resultados, evidenciou-se a lacuna existente na formação do professor especializado,
limitando seu conhecimento sobre a educação inclusiva e inviabilizando sua atuação
como articulador na relação escola e família. No que diz respeito aos demais profissionais
na escola observamos uma má compreensão sobre a instituição família, demonstrando em
alguns momentos preconceitos que impedem um trabalho colaborativo mais efetivo entre
ambas, mas houve avanços no conhecimento sobre a Educação Inclusiva e a deficiência
estudada. Visualizamos que as famílias do presente estudo se articulam para garantir os
direitos das legislações vigentes, e isso reflete nas relações existentes na escola. Nesse
sentido, esta investigação pretendeu contribuir para as reflexões e discussões referentes à
relação escola e família, trazendo à tona, pontos importantes que denotam a existência de
parceria entre ambas com vistas ao pleno desenvolvimento das crianças com TEA.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Famílias. Transtorno do Espectro Autista.
Educação Especial. Trabalho Colaborativo

Abstract: The present study has as its general objective: to understand and analyze how the
relationship between the student’s family with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the
school is constituted in the context of the initial years of elementary school. With a focus
on discussing the conceptions of education professionals and families about the inclusion
process, understanding whether there is collaborative work between those involved and
the strategies used to ensure the legislation regarding the care of Target audience Students
of Special Education, emphasizing the ASD. The research has a qualitative approach and
uses the case study as a methodological procedure, with semi-structured interviews.
Participated four school managers, nine teachers, eight from regular education and one
teacher from the resource room, as well as ten families of students who have autism
belonging to a teaching board located in the interior of the state of São Paulo. The data
were grouped by category and analyzed, considering the phases proposed by André e
Ludke (1986). As a result, the gap in the formation of the specialized teacher was
highlighted, limiting its knowledge about inclusive education and making it impossible
to act as an articulator in the school-family relationship. Regarding other professionals at
school, we observed a misunderstanding about the family institution, demonstrating
prejudices that sometimes prevent a collaborative work between them, but advances in
knowledge about Inclusive Education and the studied disability. Just as we visualize that
families have articulated themselves to guarantee the rights of the current legislation,
which has impacted the relationships existing in school. In this sense, this research aims
to contribute to the reflections and discussions regarding the school and family
relationship, seeking that they perceive themselves as partners for the full development
of the child with ASD.
Keyswords: Inclusive Education. Families. Autism Spectrum Disorder. Special
Education. Collaborative Work.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara