|
|
Aluno(a) |
Flaviana Bataliotti Gomes |
Titulo |
A Desnaturalização da Adolescência: uma análise pedagógica do romance O Adolescente de Dostoiévski |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Newton Duarte |
Data |
28/05/2021 |
Resumo |
Resumo: O estudo apresentado nesta dissertação buscou em um romance, O adolescente, de Dostoiévski, elementos para a compreensão da formação dos indivíduos nessa fase específica da vida humana que é a adolescência. Para tanto, inicialmente foram analisadas algumas contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica no que se refere à educação dos adolescentes. Em seguida foram abordadas algumas aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e estudos estéticos realizados por Lukács. Por fim, foram explorados aspectos do romance O adolescente como um romance de formação (Bildungsroman).
Palavras-chave: Adolescência. Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica. Dostoiévski, Fiódor, 1821-1881. Lukács, György, 1885-1971. Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.
Abstract: The study presented in this master degree monography sought in a novel, The Adolescent, by Dostoyevsky, for elements to understand the education and development of individuals in this specific phase of human life, which is adolescence. To this end, initially some contributions from historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy with regard to the education of adolescents were analyzed. Then some connections between historical-critical pedagogy and aesthetic studies carried out by Lukács were approached. Finally, aspects of the novel The Adolescent as a Bildungsroman were explored.
Keywords: Adolescence. Historical-cultural psychology. Historical-critical pedagogy. Dostoiévski, Fiódor, 1821-1881. Lukács, György, 1885-1971. Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|