UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Isabel de Almeida Telles Macari
Titulo A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
Orientador(a) Profa. Dra. Denise Maria Margonari Favaro
Data 28/05/2021
Resumo A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de
caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar
como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas
atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o
autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional
presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e
não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante
sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação
transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como
ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram
elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados.
Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que
utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o
documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma
de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram
esquematizados e organizados em quadros.
Palavras-chave: Circo; Educação Escolar, Proposta curricular; Currículo;
Transdisciplinaridade.

Abstract: This master thesis, through a qualitative research of case study, unites with other studies
that propose circus activities at school as an enriching experience, for students as well as
for teachers. Reflecting upon the circus activities as a counterpart (by stimulating
creativity, self-knowledge, movement, collaborative effort, etc.) to the traditional way of
teaching, available in the majority of schools today. If the circus activities are used in a
critical and non-technical way, it allows the students a different view upon the school’s
environment and a new perception about themselves. This thesis aims to develop the
proposition of a transdisciplinar action for High School students, in which the circus
activities are the main tool of learning. As a result, lesson plans of each subject were
developed and enhanced by interviews with specialized faculty. We present the
transdisciplinary project through lesson plans, whereas we use the abilities of BNCC
(Base Nacional Comum Curricular), as, nowadays, this is the document that dictates the
school’s curriculum, although we have our critics to BNCC. As a way of assisting in the
faculty’s instrumentalisation, some games were schematized and organized in charts.
Keywords: Circus; School Education; Curriculum; Transdisciplinary.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara