UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Nunes Zandonadi
Titulo Contribuição ou alienação no processo de alfabetização a partir do uso de TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Levantamento e análise crítica das produções acadêmicas no Brasil
Orientador(a) Prof. Dr. Newton Duarte
Data 26/05/2021
Resumo Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como objetivo investigar o uso e a apropriação das TDIC no processo educativo, bem como sua inserção no ambiente escolar, dando ênfase, sobretudo, ao nível da alfabetização, bem como analisar as metodologias e os fundamentos teóricos das concepções pedagógicas vigentes, tendo olhar atento aos vínculos com o neotecnicismo e outras variantes das pedagogias do “aprender a aprender”. Para tal, nos pautamos no materialismo histórico dialético e como metodologia optamos por analisar teses e dissertações que tiveram como tema central de análise a inserção das TDIC no trabalho educativo, principalmente no campo da alfabetização. Assim, realizamos levantamento bibliográfico sobre a dinâmica da globalização, as TDIC, com vistas a compreender as características da fase atual do capitalismo, como também publicações relativas às concepções pedagógicas e alfabetização. Como interpretações e resultados de pesquisa, sinalizamos que as TDIC são utilizadas como instrumento para a consolidação do discurso da globalização e aceleração da alienação do indivíduo, com a formação educacional voltada à competitividade e ao desenvolvimento de competências que adaptem o indivíduo, rapidamente, às necessidades do “mercado” de trabalho, isto é, concepções diretamente associadas às pedagogias do “aprender a aprender”. Constatamos que o trabalho educativo com o uso de TDIC, apesar dessas intenções, ainda carece de mais estudos fundamentados em concepções pedagógicas críticas. Analisando teses e dissertações que abordam a temática, vemos que o uso das TDIC é colocado como elemento central do processo educativo, o que acentua a presença das ideias das pedagogias do “aprender a aprender”, diante da instantaneidade do “saber”, a negação do saber científico, do conhecimento construído historicamente, a ausência de métodos, etc. Portanto, há de se ter cautela na inserção das TDIC no processo educativo em geral, como também no uso específico de aplicativos voltados para a alfabetização.
Palavras-chaves: TDIC; Alfabetização; Pedagogias do “aprender a aprender”; Educação; Neoliberalismo.

Abstract: This master’s study aimed to investigate the use and the appropriation of digital technologies of information and communication (DTIC) in the educational process, as well as their integration into the school environment, emphasizing, mainly, the level of literacy, as well as analyze the methodologies and the theoretical foundations of the current pedagogical conceptions, taking an attentive look at the links with neotechnicism (SAVIANI, 2008) and other variants of “learning to learn” pedagogies (DUARTE, 2001). For that, we focused on the critical dialectical historical materialism and as a methodology we opted to analyze theses and dissertations that had as their main analysis theme the insertion of the DTIC in the educational work, mainly, in literacy, we did a bibliographic survey about the globalization dynamics, the DTIC, in order to understand the characteristics of the current phase of capitalism, along with publications related to pedagogical conceptions and literacy. As interpretations and survey results, we point out that the DTIC are used as a tool for consolidating the discourse of globalization and accelerating the alienation of the individual, with educational formation focused on competitiveness and the development of skills that adapts the individual, quickly, the needs of the labour “market”, that is, conceptions directly associated with the pedagogies of "learning to learn" process, however, the educational work with the use of DTIC, even with such intentions, it has been precariously used faced with the absence of pedagogical and critical rationale. Analyzing theses and dissertations that address the theme, we ser that the use of the DTIC is placed as the protagonist of educational process, which accentuates the presence of the ideas of “learning to learn”, before the instant of “knowledge”, the denial of the scientific knowledge, of the historically built knowledge, the absence of methods, therefore, it is needed to be cautious in the insertion of the DTIC in the educational process, as well as in the use of their applications aimed at literacy and at “self-literacy”.
Keywords: DTIC; Literacy; “Learning to learn” pedagogies; Education; Neo-liberalism.
Tipo Defesa-Mestrado
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