UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Raquel Luciane Calobrizi
Titulo OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO SISTEMA ALFABÉTICO
Orientador(a) Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato
Data 25/05/2021
Resumo Esta pesquisa foi delineada diante da necessidade de identificar recursos com potencial derninstrumentos ao métier/trabalho docente, tendo em vista as particularidades das crianças emrnfase de alfabetização e a melhoria de ações didático-pedagógicas. À vista desta necessidadernempreendemos uma investigação teórico-prática no decorrer do 2º ao 4º bimestre de 2019,rndurante as duas aulas semanais ministradas pela professora-pesquisadora nas duas turmas dorn1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. A pesquisa tevernpor objetivo geral identificar as potencialidades dos Objetos de Aprendizagem (OA) enquantorninstrumentos no trabalho docente da professora-pesquisadora, verificando e respondendo aornquestionamento se, de fato, eles auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Nessernintento foi necessário trilhar alguns caminhos estabelecidos pelos objetivos específicos, quaisrnforam, identificar bibliografia especializada que sustentasse o tema e o estabelecimento dosrnfundamentos a serem seguidos, levando-se em conta as especificidades da alfabetização e arnpotencialização de seu processo; identificar e investigar os Objetos de Aprendizagem e suasrnpotencialidades didáticas, instrumentalizando-os para uso pedagógico; utilizar essesrninstrumentos em ações didático-pedagógicas; e, verificar, descrever e analisar os resultadosrnobtidos. Diante do apresentado pelo aporte teórico especializado e dos resultados obtidos arnpartir do uso dos OA, ambos constitutivos desta investigação, concluímos que os OA têmrnpotencial para serem instrumentos pedagógicos ao abarcarem conteúdos e habilidades para arnaprendizagem do sistema alfabético, serem artefatos culturais interessantes às crianças ernoferecerem desafios e a manipulação multissensorial e lúdica desses conteúdos, sendo ornprofessor o agente humano imprescindível à conversão dos artefatos em instrumentos e àrnpotencialização do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Sistema alfabético; Objetos de Aprendizagem;rnInstrumentalização e Instrumentação.

ABSTRACT
This research was outlined faced with the need to identify artifacts with thernpotential as instruments to the teaching métier, bearing in mind the particularities of childrenrnin the literacy phase and the improvement of didactic-pedagogical actions. In view of thisrnneed, we undertook a theoretical-practical investigation over the 2nd to the 4th bimester ofrn2019, during the two weekly classes taught by the researcher professor in the two classes ofrnthe 1st year of Elementary School at a municipal school in the countryside of São Paulo. Thisrnresearch had the general objective of identify the potentialities of Learning Objects (LO), asrninstruments in the teaching métier of the research professor, verifying and responding tornquestioning whether, in fact, they help in the process of teaching and learning. For this, it wasrnnecessary to follow some paths established by the specific objectives, which were, to identifyrnspecialized bibliography, which would support the theme and the establishment of thernfoundations to be followed, taking into account the specificities of literacy andrnthe potentiation of its process; identify and investigate the Learning Objects and their didacticrnpotential, their instrumentalization for pedagogical use; use these instruments in didacticpedagogical actions; verify, describe and analyze the results obtained. In face of the presentedrnby the specialized theoretical contribution and the results obtained from the use of LO, both asrnparts of this investigation, we conclude that LO have the potential to be pedagogicalrninstruments, when they include contents and learning skills of the alphabetical system, to berninteresting cultural artifacts to children, and offer challenges and multisensory and playfulrnmanipulation of these contents; being the teacher, the indispensable human agent to thernconversion of artifacts into instruments and to the potentiation of the teaching and learningrnprocess.
Keywords: Elementary School; Alphabetical System; Learning Objects; Instrumentalizationrnand Instrumentation.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara