|
|
Aluno(a) |
José Milton Azevedo Andrade |
Titulo |
O trabalho do professor de Educação Física: análise do currículo paulista à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. |
Orientador(a) |
Francisco José Carvalho Mazzeu |
Data |
27/11/2020 |
Resumo |
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o trabalho do professor de Educação Física
circunscrito nas orientações pedagógicas do currículo oficial paulista a partir dos
fundamentos da pedagogia histórico-crítica, a qual tem como inspiração as
elaborações marxianas sobre o trabalho, uma das categorias fundantes dessa
pedagogia. Com o respaldo teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético,
desenvolvemos uma pesquisa teórica e documental analisando como o trabalho do
professor de Educação Física se caracteriza em determinados documentos oficiais,
priorizando as discussões com a Base Nacional Comum Curricular e, em especial,
com o currículo oficial do estado de São Paulo. Desse modo, verificamos que o
trabalho do professor de Educação Física nesses documentos configura-se de forma
negativa, devido ao alinhamento ideológico com as chamadas pedagogias do
“aprender a aprender”, cujas proposições conduzem à desvalorização do saber
elaborado e do trabalho educativo reforçando o pragmatismo alienado da sociedade
capitalista. Em contraposição ao esvaziamento da escola defendido pelo lema
“aprender a aprender”, presente nas orientações estabelecidas nos documentos
oficiais, a tese buscou na pedagogia histórico-crítica a alternativa condizente com a
formação humana omnilateral, portanto, uma perspectiva contra-hegemônica para a
Educação Física escolar, tendo como referência a socialização dos conteúdos
clássicos, sendo que tal atividade se dá por meio do processo de transmissãoassimilação,
isto é, o trabalho educativo.
Palavras – chave: Trabalho Educativo. Educação Física. Pedagogia Histórico-Crítica. Currículo Paulista.
Abstract: The goal of this study was to analyze the role of the Physical Education teacher
circumscribed in the pedagogical guidelines of the official São Paulo curriculum based
on the foundations of historical-critical pedagogy, which is inspired by Marxian
elaborations on labor, one of the founding categories of such pedagogy. With the
theoretical and methodological support of historical-dialectical materialism, we
developed a theoretical and documentary research analyzing how the role of the
Physical Education teacher is characterized in certain official documents, prioritizing
discussions with the Common Curricular National Base and, in particular, with the
official curriculum of the state of São Paulo. Thus, we verified that the role of the
Physical Education teacher in the said documents is configured in a negative way, due
to the ideological alignment with the so-called “learning to learn” pedagogies, whose
propositions lead to the devaluation of the elaborated knowledge and the educational
work reinforcing the alienated pragmatism of the capitalist society. In contrast to the
emptying of the school defended by the motto “learning to learn”, present in the
guidelines established in the official documents, the thesis sought in the historicalcritical
pedagogy the alternative consistent with the omnilateral human formation,
therefore, a counter-hegemonic perspective for Physical Education in schools, having
as reference the socialization of classic contents, and this activity occurs through the
transmission-assimilation process, that is, the educational work.
Keywords: Educational Work. Physical Education. Historical-Critical Pedagogy. São
Paulo Curriculum. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|