UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caio Vinicius dos Santos
Titulo O PIBID NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um olhar dos bolsistas egressos
Orientador(a) Luci Pastor Manzoli
Data 16/02/2021
Resumo Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid foi elaborado em 2007 pelo Governo Federal como forma de incentivo à formação de professores para a educação básica, sobretudo para o ensino médio. Desde seu lançamento, esse programa passou por diversas mudanças, porém, sem deixar de lado a relação de cooperação entre a universidade e a Educação Básica. Portanto, é objetivo maior dessa pesquisa identificar e analisar o olhar de alunos egressos de um campus do interior de uma universidade pública federal que participaram do referido programa, no período de 2014 a 2016. Para isso foram levantados documentos oficiais acerca do Pibid e a realização de entrevistas de roteiro semiestruturado com sete ex-bolsistas, sendo eles dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Trata-se então de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram organizados e analisados a partir do sistema de categorias, das quais identificamos: o perfil dos participantes, o olhar desse egresso sobre o programa, e a sua atuação profissional após a conclusão do curso de graduação. Foi verificado, também, de que maneira a inclusão de alunos com deficiência ocorreu no processo formativo e profissional dos egressos. Deste modo, ao investigar o Pibid enquanto política pública de incentivo e valorização da formação docente, concluiu-se que o programa cumpre seu propósito ao proporcionar aos futuros docentes condições para a permanência na universidade e experiências por meio do desenvolvimento de ações em sala de aula, buscando o diálogo entre os saberes contidos no nível superior de ensino e a educação básica. Com este estudo, pretende-se fomentar a discussão sobre políticas públicas voltadas para a formação inicial de professores no Brasil.
Palavras – chave: Políticas Públicas. Formação Inicial Docente. Articulação entre ensino superior e educação básica. Pibid. Egressos.

Abstract: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - Pibid was developed in 2007 by the Federal Government as a way of encouraging the training of teachers for basic education, especially for high school. Since its launch, this program has undergone several changes, however, without neglecting the cooperative relationship between the university and Basic Education. Therefore, the objective of this research is to identify and analyze the view of students graduating from a campus in the interior of a federal public university that participated in the, in the period from 2014 to 2016. For this, official documents were raised about the Pibid and the realization of semi-structured script interviews with seven alumni, being from the undergraduate courses in Biological Sciences, Geography, History, Letters, Mathematics and Pedagogy. It is then a case study with a qualitative approach. The data were organized and analyzed using the category system. The data were organized and analyzed based on the system of categories, of which we identified: the profile of the participants, the view of this graduate on the program, and his professional performance after completing the undergraduate course. It was also verified how the inclusion of students with disabilities occurred in the graduates' professional and training process. Thus, when investigating the Pibid as a public policy to encourage and value teacher education, it was concluded that the program fulfills its purpose by providing future teachers with conditions to stay at the university and experiences through the development of actions in the classroom, seeking a dialogue between the knowledge contained in higher education and basic education. With this study, it is intended to foster the discussion on public policies aimed at the initial training of teachers in Brazil.
Keywords: Public policy. Initial Teacher Training. Articulation between higher education and basic education. Pibid. Graduates.
Tipo Defesa-Mestrado
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