|
|
Aluno(a) |
Cicero Barbosa da Silva |
Titulo |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EAD EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DE MINAS GERAIS |
Orientador(a) |
Luci Regina Muzzeti |
Data |
25/02/2021 |
Resumo |
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral analisar os efeitos da política pública de educação
profissional técnica de nível médio, na modalidade de educação a distância, em um município
do sudoeste de Minas Gerais. Apoia-se em estudos teóricos que tiveram como foco os
elementos históricos e legais da educação profissional, da educação a distância e dessas duas
modalidades educacionais de modo integrado. A metodologia adotada para a pesquisa é
predominantemente qualitativa, apresentando alguns aspectos de pesquisa quantitativa.
Analisamos o relato de experiência do gestor que criou o programa da Rede e-Tec no
município, foi aplicado um questionário à atual gestora da instituição, e outro questionário aos
egressos dos cursos técnicos ofertados no polo, visando identificar as concepções dos gestores
e dos estudantes acerca da importância da existência do polo no município e sobre como a
EaD influenciou na formação dos egressos. Pesquisou-se também os resultados obtidos pelos
estudantes após a conclusão dos cursos. Com base nos dados analisados observa-se que os
gestores da EPT municipal compreendem que a existência do polo no município atende às
necessidades da população local e regional por formação técnica com a oferta de
possibilidades de estudos em diferentes áreas do conhecimento e com satisfatória qualidade
educacional. Considerando as respostas dos egressos foi possível confirmar a importância do
polo para garantir-lhes formação técnica. Os estudantes também demonstram que houve a
influência dos estudos na modalidade EaD para que muitos buscassem novas oportunidades
educacionais dando continuidade aos estudos de modo presencial ou a distância. No entanto
em relação à empregabilidade dos egressos na área de formação obtida observou-se que não
houve tanto sucesso por parte dos concluintes. De um modo geral é possível afirmar que o
município ora analisado alcançou os seus objetivos com implementação da política pública de
educação profissional na modalidade a distância, afinal o polo da Rede e-Tec é reconhecido
pelos como importante na formação dos estudantes e está evidente a consolidação desta
política pública local.
Palavras–chave: Educação profissional. Educação a distância. Educação municipal.
Educação e trabalho. Rede e-Tec Brasil.
Resumen: Esta tesis tuvo como objeto general analizar los efectos de la política pública de enseñanza
profesional técnica de nivel medio, en la modalidad de educación a distancia, en un municipio
del sureste de Minas Gerais. Se apoya en estudios teóricos que tuvieron como enfoque los
elementos históricos y legales de la educación profesional, de la educación a distancia y de
esas dos modalidades educacionales de modo integrado. La metodología adoptada para la
investigación es predominantemente cualitativa, presentando algunos aspectos de
investigación cuantitativa. Analizamos el relato de experiencia del gestor que creó el
programa de la Red d-Tec en el municipio, se aplicó un cuestionario a la actual gestora de la
institución, y otro cuestionario a los egresos de los cursos técnicos que el polo ofrece,
teniendo en cuenta identificar las concepciones de los gestores de los estudiantes acerca de la
importancia de la existencia del polo en el municipio y sobre cómo la EaD ha influenciado en
la formación de los egresos. Se investigó también los resultados obtenidos por los estudiantes
tras la conclusión de los cursos. Con base en los datos analizados se observa que los gestores
de la EPT municipal comprenden que la existencia del polo en el municipio atiende a las
necesidades de la población local y regional por formación técnica con la oferta de
posibilidades de estudios en diferentes áreas del conocimiento y con satisfactoria calidad
educacional. Considerando las respuestas de los egresos fue posible confirmar la importancia
del polo para garantirles formación técnica. Los estudiantes también demuestran que hubo la
influencia de los estudios en la modalidad EaD para que muchos buscaran nuevas
oportunidades educacionales dando continuidad a los estudios de modo presencial o a
distancia. Sin embargo, con relación a la empleabilidad de los egresos en el área de formación
obtenida se observó que no hubo tanto suceso por parte de los concluyentes. De un modo
general es posible afirmar que el municipio analizado logró alcanzar sus objetivos con
implementación de la política pública de enseñanza profesional en la modalidad a distancia, al
fin y al cabo, se reconoce el polo de la Red e-Tec como importante en la formación de los
estudiantes y está evidente la consolidación de esta política pública local.
Palabras clave: Educación profesional. Educación a distancia. Educación municipal.
Educación y trabajo. Red e-Tec Brasil. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|