UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Andressa Cristina Dadério de Melo
Titulo Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador(a) Silvio Henrique Fiscarelli
Data 22/02/2021
Resumo Resumo: Essa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de
objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da
unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem
sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como
ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos
docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das
atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades.
Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de
objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir
nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas,
atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da
pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e
das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores
com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma
colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos
de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A
organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos
objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento
das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o
conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o
planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório
de informática.
Palavras – chave: Objetos de Aprendizagem. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Alfabetização e letramento. Repositório de Objetos de Aprendizagem. Políticas Públicas.

Abstract: This master's research aimed to investigate how an ROA (repository of learning object) can
assist in teaching practices in the computer lab. For that, we raised the degree of knowledge
that teachers have on the subject, the work dynamics used by them in the computer lab, how
the planning process adopted by the teacher occurs, the demands and expectations of the
teachers in relation to this resource, which its main difficulties in the execution of activities and
how the ROAs can be developed in order to minimize these difficulties. We also seek to gather
data that show how the organization of repositories of learning objects and the structure of OAs
(learning objects), can contribute to the processes of literacy and literacy and the development
of mathematical skills, related to the early years of elementary school. To do so, we selected
the research-action methodology that allowed us, through the instruments of interview,
interventions and observations, to verify the offer of initial and continuing training for teachers
with a view to the pedagogical use of ICTs (information and communication technologies) and
in a collaborative way with the group of collaborating teachers, we organized a repository of
learning objects that was used during the development of this research. The organization of this
repository allowed us to highlight the possible contributions of learning objects to the process
of literacy and literacy and the development of mathematical skills, in relation to their structure,
playfulness, interactivity, content and progression of the present activities. these resources in
conjunction with the teacher's planning for the use of objects during the classes taught in the
computer lab.
Keywords: Learning Objects. Information and Communication Technologies. Literacy and
literacy. Learning Objects Repository. Public policy.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara