|
|
Aluno(a) |
Viviane da Costa |
Titulo |
Argumentos católicos contra John Dewey: análise retórica do discurso de oposição à Pedagogia Nova |
Orientador(a) |
|
Data |
20/05/2005 |
Resumo |
O presente estudo analisa o discurso educacional veiculado por seis obras de autores católicos publicadas no Brasil entre 1930 e 1960, época em que representantes do pensamento católico disputaram com os liberais o domínio do campo educacional. São apresentadas as falas dos autores a respeito das propostas educacionais da Escola Nova e, em particular, dos princípios filosóficos, sociais e pedagógicos de John Dewey. O objetivo é expor as estratégias discursivas utilizadas pelos autores para persuadir os leitores e encaminhá-los a práticas educacionais consoantes com os preceitos do catolicismo, garantindo assim o predomínio das idéias católicas em âmbito social. A metodologia é a análise retórica baseada nos trabalhos de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, Tratado da argumentação, e Stephen Toulmin, Os usos do argumento. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|