UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Gonçalves dos Santos Campos
Titulo A complexa articulação entre concepções pedagógicas e método de ensino: manual didático e imprensa periódica: as estratégias de inovação sobre como ensinar (1940-1960)
Orientador(a)
Data 29/03/2005
Resumo No presente estudo desenvolveu-se um trabalho de análise do Manual Didático de Caio Figueiredo Silva intitulado Processologia na Escola Primária, publicado no ano de 1956, procurando verificar uma possível adaptação dos preceitos didáticos prescritos nessa obra com os princípios filosóficos preconizados pela Escola Nova, instaurada no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Para a realização desse trabalho foi necessário um levantamento das revistas direcionadas aos professores na época para identificar de que maneira o ideário escolanovista se apresentava. O amadurecimento da pesquisa resultou na inclusão do periódico Revista de Educação (1940-1960), inserindo o estudo no quadro das investigações sobre a produção e circulação dos saberes pedagógicos, traduzindo-se em um importante núcleo informativo, sendo indispensáveis para a compreensão dos modos pelos quais se constitui a cultura da profissão docente. Os materiais utilizados contribuíram para a compreensão dos agentes produtores dos discursos modernizadores e de como se estenderam para as práticas. Todas as prescrições do “fazer docente” marcam um período em que se caracteriza a pedagogia como ciência, mas que enfatizam apenas a necessidade de se romper com um certo passado e toda sua “tradição”. Ao ocupar-se da oposição novo x velho que foram atribuídos às práticas escolares anteriores, se desfaz toda a história e experiências da educação, numa tentativa de transpor conceitos teóricos em práticas pedagógicas apoiando-se na suposta legitimidade do discurso científico que acarretam na aceitação acrítica de inúmeras teorias, muitas vezes “simplificadas” nas versões especialmente elaboradas para os professores.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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