|
|
Aluno(a) |
Renata Fabiana Alexandre |
Titulo |
Nas trilhas da profissionalização do magistério pré-escolar |
Orientador(a) |
|
Data |
14/03/2005 |
Resumo |
O propósito desta pesquisa é investigar o processo de profissionalização docente para a educação infantil. Tomando como referencial os estudos de Nóvoa e sua elaboração de um modelo de análise para a profissionalização do magistério primário em Portugal, escolhemos três características desse modelo como eixo para nossa discussão: a exigência de qualificação para atuar; o lócus da formação docente e os saberes definidos como próprios a este profissional. A partir de uma retomada da trajetória histórica da educação pré-escolar paulista, buscamos indícios dos primórdios da exigência de qualificação para atuar com crianças pré-escolares em instituições de educação, e, o âmbito no qual a formação desse profissional vem ocorrendo. Elegendo como objeto para esse estudo uma proposta de formação específica em nível superior, escolhemos a habilitação que formava professores para a educação pré-escolar do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. O Plano de Curso e as ementas de algumas disciplinas da grade curricular dessa habilitação fornecem-nos elementos para pensar a problemática da profissionalização docente para a educação infantil, e com base nessas fontes, nos propomos a conhecer e a analisar o perfil delineado para esse profissional e quais os saberes necessários ao exercício de sua atividade docente. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|