|
|
Aluno(a) |
Luiz Henrique Sampaio Junior |
Titulo |
A ESCOLA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: aspectos políticos e ideológicos em teses de doutorado a partir da Teoria Crítica da Tecnologia |
Orientador(a) |
Ari Fernando Maia |
Data |
03/12/2020 |
Resumo |
Resumo: Nosso estudo visa a investigar de que modo autores de teses de doutorado da área educacional posicionam-se política e ideologicamente perante a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar. Para tanto, partimos de uma revisão de literatura de obras fulcrais da Filosofia da Tecnologia e realizamos uma análise documental de seis teses, defendidas em universidades estaduais paulistas, entre 2014 a 2018, adotando como critérios investigativos seu aporte crítico-filosófico diante de três aspectos: posicionamento ante a ideia de unidimensionalidade do universo tecnológico; trato em face da ambivalência entre os usos que são feitos dos designs técnicos e os seus efeitos políticos, comportamentais, sociais, econômicos, ambientais e educacionais; compreensão acerca dos processos de automação do ensino. Constatamos que a crítica epistemológica da tecnologia apareceu em apenas uma pesquisa; em contrapartida, o entendimento de que essa inserção é necessária e urgente faz parte do escopo da maioria dos trabalhos. Poucos autores atentaram para a relação entre microestrutura e macroestrutura; a maioria das teses se mostrou entusiasta com relação à ideia de automação; a discussão entre ‘conteúdo’ informacional e ‘processos de criação e produção’ é abordada por apenas uma tese; a maior parte dos trabalhos defende que as novas tecnologias permitem um ambiente mais democrático e participativo, culminando em maior protagonismo dos alunos. Compreendemos, num âmbito geral, pouca criticidade com relação à ideia do uso de instrumentos técnicos na escola. De qualquer forma, entendemos que o universo amostral utilizado não deve servir a uma ampla generalização, porém a um recorte crítico do que se produziu nas universidades estaduais paulistas entre os anos analisados.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Tecnologia educacional. Teoria crítica da tecnologia.
Abstract: Our study aims to investigate the way authors from doctoral thesis in educational area put themselves politically and ideologically facing the insertion of new technologies in school environment. For this, we accomplished a literature review from essential works of Philosophy of Technology and a documental analysis of six thesis, defended in paulista State universities between 2014 and 2018, adopting as investigative criteria its critical-philosophical contribution towards three aspects: positioning dealing with one-dimensionality idea of technological universe; tract under the ambivalence between uses made by technical designs and its political, behavioral, social, economic, environmental and educational effects; understanding about teaching automation process. We observed epistemological critics of technology appeared in just one research; in contrast, the understanding this insertion is necessary and urgent is shown by majority of works. Few authors focused the relationship between microstructure and macrostructure; majority of thesis presented themselves as enthusiastic about the idea of automation; discussion between ‘informational content’ and ‘processes of creation and production’ appears in just one thesis; most of works defend new technologies permit an environment more democratic and participative, culminating in bigger protagonism of students. We comprehend, in a general sense, little criticism concerning the idea of using technical instruments at school. Anyway, we comprise the sample space should not clarify a wide generalization but refers to a critical cutout from what was produced in paulista State universities between analyzed years.
Keywords: Critical theory of technology. Education. Educational Technology. Technology. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|