|
|
Aluno(a) |
João Fernandes Neto |
Titulo |
Das concepções às práticas: educação ambiental, meio ambiente e qualidade de vida no ensino fundamental |
Orientador(a) |
|
Data |
28/02/2005 |
Resumo |
Este estudo considera que a educação ambiental é vista como uma alternativa para a sensibilização e conscientização de preservação dos recursos naturais, mas que também deve estar vinculada em um contexto maior, qual seja, sócio-ambiental. Se a escola é o local considerado por excelência como instrumento de divulgação do conhecimento científico e também do conhecimento acumulado historicamente, é necessário identificar como concebem os professores de algumas escolas do município de Araraquara os termos meio ambiente, educação ambiental e qualidade de vida. Esta pesquisa é um estudo de caráter qualitativo, tendo como sujeitos 18 docentes que atuam nas 4ª séries do ensino fundamental. Buscando verificar as concepções que as mesmas tem sobre educação ambiental e a forma como estas influenciam na sua ação educativa, percebeu-se que a visão predominante nesse universo é a de preservação do meio ambiente como algo distinto da natureza humana, como se não fossemos parte integrante dessa mesma natureza. Esta visão simplista não condiz com o desenvolvimento do conceito de educação ambiental na atualidade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|