UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sheylla Chediak
Titulo EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA POR MEIO DA MOBILIDADE INTERNACIONAL: EFEITOS NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
Orientador(a) Edson do Carmo Inforsato
Data 10/08/2020
Resumo Resumo: Esta pesquisa investigou os efeitos nas concepções pedagógicas de professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFs), que participaram de curso de formação continuada por meio da mobilidade internacional na Finlândia. Como objetivos específicos estabelecemos: investigar como se deu a aplicação deste curso junto aos professores participantes do programa Professores para o Futuro (VET)
Teachers for the Future (edições 2014, 2015 e 2016); verificar suas percepções no que tange aos efeitos da formação em suas práticas pedagógicas; analisar a maneira como o professor concebe sua experiência pedagógica intercultural e a relaciona com sua formação. Nosso estudo se insere no método descritivo e interpretativo, do tipo estudo de caso, com uso de abordagem qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, questionários e entrevistas narrativas, totalizando 61 professores participantes. Para análise das entrevistas utilizamos o método de análise de narrativas, que se alinha ao método de Análise do Conteúdo, o qual foi
utilizado para explorar dados dos questionários e documentos. Dos dados obtidos conseguimos extrair categorias centrais relacionadas à experiência de mobilidade internacional, dentre elas estão: experiência, efeitos, identidade, formação, transferência de conhecimentos, internacionalização e articulação. Os resultados da nossa pesquisa mostram, em primeiro lugar, que a experiência formativa é a síntese de um conjunto que envolve o curso de formação, a interação com os pares e a imersão cultural. Mostram também que os efeitos de mudanças nas representações dos professores sobre suas concepções e práticas pedagógicas trazem novos elementos que se relacionam no processo de construção identitária do ser educador
global. Dois momentos críticos da experiência relatada foram observados, sendo o primeiro o choque cultural, vivido na chegada em um país estrangeiro de costumes e práticas sociais diferentes e o segundo o choque cultural reverso, ao chegar como regressante ao país de origem. Nesse último, ocorre a transferência de conhecimentos. Os nossos resultados mostram ainda que a mobilidade internacional ocorreu de maneira passiva sob o viés mercadológico da internacionalização e, no entanto, produziu predominantemente o viés culturalista nas narrativas dos
professores. Como conclusão afirmamos que é imperativo que novas políticas de formação internacionalizada de professores sejam articuladas entre todas as instâncias, para que se possa aproveitar melhor as aprendizagens e potencializar a mudança coletiva. Consideramos, por fim, que nossa pesquisa fornece subsídios para a elaboração de planos de acolhimento do professor regressante, planos de gestão de mudanças pedagógicas e formulação de políticas públicas que podem auxiliar o processo de internacionalização dos IFs e a formação continuada do professor em programas de mobilidade internacional.
Palavras-chave: Formação continuada no exterior. Mobilidade internacional. Internacionalização. Professor EBTT. Institutos Federais.

Abstract: This research investigated the effects of international mobility in Finland for continuing teacher education on the pedagogical concepts of Vocational Education and Training teachers who work at the Federal Institutes of Education, Science and Technology in
Brazil. Specifically, the research examined how the course was developed for the teachers who took part in VET Teachers for the Future program, verified their perception regarding the effects on their pedagogical practices, and analyzed how the teachers conceive their intercultural pedagogical experience and relate it to their previous education. This study is characterized by the use of descriptive and interpretative methods. It is a case study with the use of the qualitative approach. The instruments of collecting data are theoretical research, documentary, questionnaire, and narrative interviews. In total, 61 participant teachers, who were approved in the public calls VET Teachers for the Future Program, which occurred in three editions
from 2014 to 2016, took part in this research. The narrative and the content analysis
methods were used to analyze data. This research revealed the scarcity of studies about the impact of short-term teacher education abroad programs on the teachers’ pedagogical concepts, which directly or indirectly influences their practices, the school culture, and the students’ lives. This research identified seven main categories for
analyzing the international mobility experience, which are: experience, effects, identity,
teacher education, knowledge transfer, internationalization and articulation. The findings point to the formative experience that involves the continuing education course, interaction with peers, and cultural immersion in Finland. The changes in teachers' perceptions related to their pedagogical concepts and practices are evidenced in this study and uncover new elements tied to the process of identity construction of the global educator. Two critical moments from the experience were observed. The first one occurred during cultural shock, and the second one during the reverse cultural shock, the moment in which knowledge transfer happened. The international mobility for continuing teacher education occurred passively under the market bias of internationalization. However, it predominantly produced the cultural bias in the teachers' narratives. It is imperative that new internationalized teacher
education policies and programs are well articulated at all levels, so that learning can be more accessible to promote collective change, instead of simply causing individual
change. This research creates new paths and opportunities for pedagogical change in
teachers returning from overseas, and for the formulation of public policies, which
support continuing teacher education in international mobility programs, as part of the internationalization process of the Federal Institutes.
Keywords: Continuing teacher education abroad. International mobility. Internationalization. VET Teacher. Brazilian Federal Institutes.
Tipo Defesa-Doutorado
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