UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Andre Luiz da Silva
Titulo INSTRUMENTO COMPUTACIONAL ONLINE EM AVALIAÇÃO ESCOLAR
Orientador(a) Sebastião de Souza Lemes
Data 17/07/2020
Resumo Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a fim de proporcionar intervenção qualificada no processo de avaliação escolar através da utilização da plataforma de avaliação “Você Está Pronto” (Registro de Patente: BR5120150000330) como base para o desenvolvimento do aplicativo SONARA (Sistema Online de Avaliação Escolar) em que a tese objetiva analisar se o uso computacional como uma forma de busca, apresentação e revelação sobre o estado do desenvolvimento escolar do aluno, possibilita melhor intervenção qualificada. Devido a uma insuficiência detectada na plataforma “Você Está Pronto”, para análise do desempenho escolar, foi necessário encontrar uma forma que possibilitasse, não apenas a análise dos resultados de uma forma rápida e precisa no final do processo, como também a análise do caminho, o que possibilita a análise da construção da resposta. Então, foi desenvolvido um aplicativo que permitiu a realização da avaliação em processo do desempenho escolar por meio da disponibilização de rascunhos digitais aos alunos. Este estudo se aplicou a escolas públicas do município de Araraquara, envolvendo a disciplina de Matemática, pois esta permite a criação de avaliações que proporcionam a captação do pensamento lógico a partir da construção de cálculos matemáticos. Com a criação deste sistema de avaliação se objetiva construir uma base de dados que proporcione analisar os processos cognitivos utilizados na construção dos cálculos realizados pelo educando e fornecer aos professores e à instituição escolar informações que os auxiliem na elaboração das aulas.
Palavras-chave: Educação Escolar. Tecnologia na sala de aula. Avaliação Escolar. Avaliação Online.

Abstract: This work was developed in order to provide qualified intervention in the school evaluation process through the use of the evaluation platform “Você Está Pronto” (Patent Registration: BR5120150000330) as a basis for the development of the SONARA application (Online School Evaluation System) in which the thesis aims to analyze whether the computational use as a way of searching, presenting and revealing the state of the student's school development, enables a better qualified intervention. Due to an insufficiency detected in the “Você Está Pronto” platform, for the analysis of school performance, it was necessary to find a way that made it possible, not only to analyze the results quickly and accurately at the end of the process, but also to analyze the path , which makes it possible to analyze the construction of the response. So, an application was developed that allowed the performance evaluation in the process of school performance by making digital drafts available to students. This study was applied to public schools in the municipality of Araraquara, involving the subject of Mathematics, as it allows the creation of evaluations that provide the capture of logical thinking from the construction of mathematical calculations. With the creation of this evaluation system, the objective is to build a database that allows analyzing the cognitive processes used in the construction of the calculations performed by the student and providing teachers and the school institution with information to assist them in the preparation of classes.
Keywords: School Education. Technology in the classroom. School Assessment. Online Assessment.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara