UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Noemi Bianchini
Titulo As ausências de conhecimentos manifestos na formação de professoras-alunas de Curso Normal Superior
Orientador(a)
Data 29/08/2005
Resumo As avaliações em âmbito nacional e internacional realizadas periodicamente junto aos alunos da educação básica e as pesquisas feitas pelos organismos oficiais com a finalidade de reunir e divulgar os mais atualizados indicadores sobre a educação brasileira revelam um cenário que evidencia grandes problemas quanto à aprendizagens escolares e culpabilização ora dos alunos, ora dos professores. Procurando colaborar para se compreender a realidade escolar brasileira, este estudo, que diz respeito ao tema da formação de professores, teve como objetivo principal investigar as lacunas de conteúdos na formação inicial das professoras-alunas que já têm uma formação realizada no âmbito do ensino médio e lecionam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e que, no momento da pesquisa, estavam realizando o Curso Normal Superior. Para tanto parti de algumas questões, dentre as quais foram destacadas: A formação inicial do professor de educação infantil e das quatro primeiras séries do ensino fundamental é realmente falha e insuficiente para a prática eficiente do trabalho docente? Como se configuram tais falhas de formação? Os dados foram coletados em 2003 por meio de um questionário respondido por 410 professoras-alunas, cuja análise contribuiu para a construção do perfil sócio-econômico-cultural delas e de suas famílias em uma ampla região do estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas com 12 professoras-alunas e uma análise documental dos cadernos de 160 delas. O conceito de capital cultural proposto por Pierre Bourdieu constituiu base teórica para as reflexões sobre a relação entre herança familiar cultural e desempenho escolar e sobre o papel da escola na reprodução e legitimação das desigualdades sociais. As análises dos dados desta pesquisa apontaram lacunas nos conhecimentos de base para educação fundamental anteriores ao ingresso na formação das professoras-alunas do Curso Normal Superior: leitura, escrita e geometria são três pontos de interesse neste trabalho. Com essas constatações eu espero contribuir com o entendimento de algumas questões relacionadas com o desempenho dos alunos da educação básica brasileira apontados nas mais recentes pesquisas.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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