|
|
Aluno(a) |
Ana Paula Oliveira Rescia |
Titulo |
Interação escola e família mediada pela gestão escolar: um estudo de caso |
Orientador(a) |
|
Data |
30/08/2005 |
Resumo |
O Brasil apresenta um contexto socioeconômico e político regido pelo sistema capitalista, engendrado por políticas neoliberais e pela globalização da economia que se refletem nas políticas públicas de atendimento às áreas sociais e, evidentemente, na educação. A ação do Estado é insuficiente para atender, com qualidade e quantidade, às necessidades educacionais da população, exigindo a criação de mecanismos institucionais que estimulem a participação dos atores sociais envolvidos com a educação. Nesse aspecto, o processo de organização escolar pode ter a gestão como mola propulsora para a transformação da realidade educacional, através do incentivo e do desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa. Esta pesquisa investigou o processo de interação escola e família mediado pela gestão escolar, supostamente exitoso, sob uma perspectiva democrática e participativa e teve como opção metodológica o estudo de caso em uma escola pública, de ensino fundamental, da Rede de Ensino do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Bauru SP. O objetivo do estudo consistiu em analisar o processo de mobilização e participação dos pais na Escola Estadual Antonio Guedes de Azevedo, que apresenta suposto êxito, avaliando a atuação e o papel dos gestores escolares neste processo. Apresenta ainda, o objetivo de verificar como a comunicação entre escola e família é fomentada para a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos filhos e a melhoria da qualidade da educação. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|