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			| Aluno(a) | 
			Ana Paula Oliveira Rescia | 
		 
		
			| Titulo | 
			Interação escola e família mediada pela gestão escolar: um estudo de caso | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			30/08/2005 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O Brasil apresenta um contexto socioeconômico e político regido pelo sistema capitalista, engendrado por políticas neoliberais e pela globalização da economia que se refletem nas políticas públicas de atendimento às áreas sociais e, evidentemente, na educação. A ação do Estado é insuficiente para atender, com qualidade e quantidade, às necessidades educacionais da população, exigindo a criação de mecanismos institucionais que estimulem a participação dos atores sociais envolvidos com a educação. Nesse aspecto, o processo de organização escolar pode ter a gestão como mola propulsora para a transformação da realidade educacional, através do incentivo e do desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa. Esta pesquisa investigou o processo de interação escola e família mediado pela gestão escolar, supostamente exitoso, sob uma perspectiva democrática e participativa e teve como opção metodológica o estudo de caso em uma escola pública, de ensino fundamental, da Rede de Ensino do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Bauru  SP.  O objetivo do estudo consistiu em analisar o processo de mobilização e participação dos pais na Escola Estadual Antonio Guedes de Azevedo, que apresenta suposto êxito, avaliando a atuação e o papel dos gestores escolares neste processo. Apresenta ainda, o objetivo de verificar como a comunicação entre escola e família é fomentada para a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem dos filhos e a melhoria da qualidade da educação. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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