UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Leny André Pimenta
Titulo CARDS LITERÁRIOS E GAMIFICAÇÃO DA LITERATURA: DISCURSOS, MODOS DE EXISTÊNCIA E SUBJETIVIDADES DAS ESCRILEITURAS DE “HAMLET – O JOGO”
Orientador(a) Maria Regina Momesso
Data 30/11/2020
Resumo RESUMO
Esta tese amplia as investigações desenvolvidas no Mestrado e no Grupo de pesquisa Gesteld relativas às práticas de ensino de leitura e escrita literária e a aplicabilidade dessas práticas gamificadas no jogo de cards literários. Objetiva-se observar o desenvolvimento, a validação e a disrupção provocada pela gamificação e a jogabilidade do game “Hamlet – O jogo” como proposta pedagógica para dar suporte ao uso didático deste no sentido de promover uma educação para o governo ético de si mesmo. Pretende-se fomentar em adolescentes do fundamental II a prestarem atenção aos modos como conduzem suas vidas, como criam para si modos e éticas de existência sejam elas dentro ou fora do âmbito escolar. Os sujeitos da pesquisa são pré-adolescentes na faixa etária entre 11 e 14 anos, de duas escolas - uma pública e uma particular de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, cujo aparato teórico-metodológico assenta-se no campo da Educação Escolar e na perspectiva discursiva francesa amparada nos estudos foucaultianos de seu último domínio denominado Genealogia da ética e no viés da psicanálise freud-lacaniana. A aplicação dos cards literários (cartões literários) proposta em cinco etapas (1a) Apresentação da proposta aos professores dos sujeitos pesquisados; (2a) Narração do conto Hamlet, por meio de book produzido, ilustrado e adaptado para preparação da etapa subsequente (3a) Apresentação dos cards e funcionamento do jogo (4a) Produção de textos envolvendo estratégias de participação individual e/ou coletiva para a reescrita do conto (5a) Etapa (opcional) coletiva: produções julgadas por uma banca de alunos e, vence a produção que mais votos obtiver. Os resultados têm como ponto de observação a priori as práticas escrileitoras da 4a e 5a etapas da jogabilidade dos cards impressos e/ou digitais, em que se procura identificar como essas práticas criam efeitos de sentido e, propiciam ao sujeito escrileitor/jogador a vivenciar uma “experiência de si”, a ser levado a observar a si mesmo, analisar-se, decifrar-se, reconhecendo-se como um domínio de sua verdade. Um dos cards representa graficamente (?) a dúvida hamletiana com o intuito de provocar no sujeito da pesquisa uma “coragem de verdade” e, nesse sentido, verificar como a subjetividade pode ressaltar modos de existência e, talvez, os recalques dos desejos incompreendidos do sujeito. Pretende-se oportunizar ao sujeito aluno escrileitor/jogador uma imersão no campo das sensibilidades, a partir dos cards literários, incitá-lo a problematização das situações vividas por Hamlet e trazê-las para uma experiência cognitiva/afetiva de si mesmo proporcionando a disrupção no modo de ler/pensar e agir, sobre si, o outro e o mundo de forma ética e reflexiva. Os resultados sinalizam para a melhoria dos modos de ler de forma prazerosa e crítica com maior envolvimento emocional, permite a criação de ambiente espontâneo e criativo. Observa-se que o escrileitor embrenha-se pela linguagem literária, construindo e a reconstruindo o conto, permitindo o estímulo da imaginação, autoafirmação e autonomia aliadas à existência de regras claras e objetivas e da convivência de forma cooperativa e de grupo. A proposta mostra-se inovadora ao se desdobrar para a possibilidade de um projeto de vida, na (re)construção de novas subjetividades e sexualidades que impactam em novos modos de existência.
Palavras chave: Cards literários. Discurso. Dúvida. Experiência de si.

ABSTRACT
This thesis extends the studies in a Master's degree in Linguistics, involving the study of the teaching practices of reading and writing and the production and applicability of a literary game of cards. The main objective of this work is to observe the development and validation of gamification and gameplay of the game "Hamlet - The game" as a pedagogical proposal to support the educational use of this game. This survey is interlaced with the literary writreading, whose process encourages the rewrite of Shakespearean tragedy from the game with the cards as a way of recovery and return of self-care, that is, it is intended to encourage teenagers of elementary school (grades 6 to 9) to pay attention to the way they lead their lives, how they create for themselves modes and ethics of existence whether inside or outside school context. The application of literary cards has as subjects of research teenagers in age group between 11 and 14 years old from two schools - a public and a private of a city in the State of São Paulo in Brazil. The research is of a qualitative and exploratory nature, whose theoretical-methodological apparatus is supported in the field of school education and in the French discursive perspective supported by the Foucaultian studies of his last field called Genealogy of Ethics and on the bias of Freudo-Lacanian psychoanalysis. The application of the literary sheets (literary sheets) proposed in five stages (1a) Presentation of the proposal to teachers of the intended subjects; (2a) Narration of Hamlet's tale, through a book produced, illustrated and adapted for the preparation of the next stage (3a) Presentation of the cards and operation of the game (4a) Production of texts involving individual and / or collective participation strategies for the rewriting of the story (5a) Collective scene (optional): the productions judged by a group of students and wins the production with the most votes. At first, the analysis of the results will observe practices of writreading, trying to identify in these practices how the gameplay of cards printed and/or digital, create meaning effects and provide the subject writreader/player with a "self-experience" to be taken to observe, analyze, decrypt, recognizing himself as a domain of his own truth. It will be scrutinized, at the same time, if the principle of Hamletian doubt (represented by a graphic sign "?" on a blank card) may result in the subject of the research a "courage of truth" and, that way, verify how the subjectivity can highlight modes of existence and, perhaps, the repressions of misunderstood wishes. In Hamlet the formations of the unconscious go through a given discursive formation as an irruptive event and destabilizes the evidence of sense, the "real of the unconscious" is developed, in this thesis, taking into account the Lacanian concept of unconscious as an open crack in the discursive thread, extracting from it the notion that the experience of the unconscious implies the possibility whereby the subject can emerge from its position of submissiveness. In short, we intend to provide the subject student writreader/player with immersion in the field of sensitivities, from the literary cards, allowing him to experience a cognitive/affective experience providing disruption in the way he reads/thinks and acts, about himself, the other and the world ethically and reflectively. The expected results indicate an improvement of reading pleasurably and critically with greater emotional involvement, signal the creation of an environment of spontaneity and creativity allowing him to get deeply involved in the literary language, enable construction and reconstruction of scenarios and characters, imagination stimulation, self-assertion and autonomy as well as getting used to the existence of clear and objective rules and coexistence in a cooperative way. In this regard, this proposal might be innovative when it unfolds towards the possibility of a life project, in the (re) construction of new subjectivities and sexualities that impact on new ways of existence.
Keywords: Literary cards. Speech. Doubt. Experience of you.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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