| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Rita de Cassia Duarte | 
		 
		
			| Titulo | 
			Gestão Escolar e Teorias Pedagógicas no Contexto da Sociedade do Capital: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica.   | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Newton Duarte | 
		 
		
			| Data | 
			11/11/2020 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola 
pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos 
processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, as reformas 
realizadas na educação brasileira nas últimas décadas têm se mostrado empenhadas 
em adequar a educação escolar às transformações do modelo de produção industrial 
e das formas de exploração do trabalho pelo capital. Os estudos realizados mostraram 
que existe uma clara relação entre os padrões neoliberais de gestão da educação 
pública e as pedagogias do aprender a aprender, especialmente no caso da 
pedagogia das competências e do neotecnicismo. Finalmente, tomando-se como 
referência a pedagogia histórico-crítica, é defendida a tese de que a gestão escolar 
democrática pode se constituir numa forma de organização do trabalho pedagógico 
favorecedora da socialização do saber sistematizado no que se refere às ciências da 
natureza e da sociedade, da arte e da filosofia. Conclui-se pela necessidade de 
aprofundamento dos estudos sobre as relações entre as definições do que seja a 
especificidade da educação escolar e os modelos de gestão escolar. 
Palavras chave: gestão escolar, educação escolar, teorias pedagógicas, gestão do 
trabalho, pedagogia histórico-crítica.  
 
Abstract: This research analyses the relations between the public schools’ management models 
and the pedagogical practices which are directly or indirectly influenced by the 
reproduction processes of the capitalist society. The reforms carried out in Brazilian 
education in the last decades have been shown to be committed to adapting school 
education to the transformations of the new industrial production model and the forms 
of exploitation of labor by capital. The studies carried out showed that there is a clear 
relationship between the neoliberal standards of public education management and 
the pedagogies of learning to learn, especially in the case of skills pedagogy and neotechnicism. Finally, taking as a reference the historical-critical pedagogy, we argue in 
favor of the idea that democratic school management can constitute a form of 
pedagogical work organization favorable to the socialization of systematized 
knowledge with regard to the natural and social sciences, art and philosophy. We 
conclude that there is a need for further studies on the relationships between school 
management models and the aspects that characterize the specificity of educational 
practice compared to other types of social practice. 
Keywords: school management, school education, pedagogical theories, work 
management, historical critical pedagogy.  | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |