UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rita de Cassia Duarte
Titulo Gestão Escolar e Teorias Pedagógicas no Contexto da Sociedade do Capital: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica.  
Orientador(a) Newton Duarte
Data 11/11/2020
Resumo Resumo: Nesta pesquisa são analisadas as relações entre os modelos de gestão da escola
pública e as práticas pedagógicas influenciadas direta ou indiretamente pelos
processos de reprodução da sociedade capitalista. Nessa perspectiva, as reformas
realizadas na educação brasileira nas últimas décadas têm se mostrado empenhadas
em adequar a educação escolar às transformações do modelo de produção industrial
e das formas de exploração do trabalho pelo capital. Os estudos realizados mostraram
que existe uma clara relação entre os padrões neoliberais de gestão da educação
pública e as pedagogias do aprender a aprender, especialmente no caso da
pedagogia das competências e do neotecnicismo. Finalmente, tomando-se como
referência a pedagogia histórico-crítica, é defendida a tese de que a gestão escolar
democrática pode se constituir numa forma de organização do trabalho pedagógico
favorecedora da socialização do saber sistematizado no que se refere às ciências da
natureza e da sociedade, da arte e da filosofia. Conclui-se pela necessidade de
aprofundamento dos estudos sobre as relações entre as definições do que seja a
especificidade da educação escolar e os modelos de gestão escolar.
Palavras chave: gestão escolar, educação escolar, teorias pedagógicas, gestão do
trabalho, pedagogia histórico-crítica.

Abstract: This research analyses the relations between the public schools’ management models
and the pedagogical practices which are directly or indirectly influenced by the
reproduction processes of the capitalist society. The reforms carried out in Brazilian
education in the last decades have been shown to be committed to adapting school
education to the transformations of the new industrial production model and the forms
of exploitation of labor by capital. The studies carried out showed that there is a clear
relationship between the neoliberal standards of public education management and
the pedagogies of learning to learn, especially in the case of skills pedagogy and neotechnicism. Finally, taking as a reference the historical-critical pedagogy, we argue in
favor of the idea that democratic school management can constitute a form of
pedagogical work organization favorable to the socialization of systematized
knowledge with regard to the natural and social sciences, art and philosophy. We
conclude that there is a need for further studies on the relationships between school
management models and the aspects that characterize the specificity of educational
practice compared to other types of social practice.
Keywords: school management, school education, pedagogical theories, work
management, historical critical pedagogy.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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