|
|
Aluno(a) |
Raquel Fontes Borghi |
Titulo |
Municipalização do ensino e valorização do magistério no interior paulista: um estudo em dez minicípios |
Orientador(a) |
|
Data |
02/02/2005 |
Resumo |
Os objetivos desta pesquisa foram avaliar e discutir as atuais condições de trabalho de professores de 1ª a 4ª séries em municípios do interior paulista que municipalizaram escolas de ensino fundamental após a implementação do FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Sob a norte dos mesmos foi realizada uma pesquisa de campo em dez (10) municípios do interior paulista que possibilitou verificar as condições em que estão atuando esses profissionais, discuti-las de uma maneira geral e compará-las entre os dez (10) municípios. Os resultados alcançados mostraram uma considerável diferenciação entre os dez municípios. Esclareceram a importância de fatores contextuais para o sucesso ou não na oferta de boas condições de trabalho aos profissionais da educação municipais. Evidenciaram, ainda, um retrocesso em algumas questões referentes à valorização docente. Tais resultados permitem questionar as benesses à valorização docente enfatizadas por defensores da descentralização mostrando que elas não são inerentes a tal processo e que as pressões exercidas pela sociedade civil sobre o governo local têm lugar relevante. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|