UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Stela Cezare do Santo
Titulo Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
Orientador(a) Profa. Dra. SILVIA REGINA RICCO LUCATO SIGOLO
Data 28/02/2020
Resumo RESUMO
A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender e discutir as concepções de professores das salas regular e de recursos sobre o trabalho docente junto aos alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), com foco no trabalho colaborativo e nas estratégias utilizadas para a adaptação curricular. Participaram, treze professores, sendo seis atuantes no ensino regular, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e sete nas salas de recursos de duas escolas localizadas no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza como procedimento metodológico o estudo de caso, tendo como instrumento de coleta, roteiros de entrevistas semiestruturados e ficha de identificação com a compilação de informações sobre formação e experiência profissional. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se a precarização das condições de trabalho docente; déficit na formação inicial dos professores e necessidade de uma formação contínua; transposição de responsabilidades entre os atores que fazem parte do processo educativo do aluno PAEE; compreensão reducionista acerca do conceito de adaptação curricular e significativas limitações e/ou inexistência de articulação de um trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e das salas de recursos. Os dados obtidos podem contribuir para as reflexões e discussões referentes ao trabalho docente com o aluno PAEE, práticas pedagógicas e atuação dos profissionais envolvidos neste processo.
Palavras-chave: Adaptação Curricular. Trabalho Colaborativo. Público-Alvo da Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.

ABSTRACT
This research aims to understand and discuss the conceptions of teachers in regular classrooms and resource about teaching work with students Target Public of Special Education (PAEE), with a focus on collaborative work and strategies used for curricular adaptation. Thirteen teachers participated, six working in regular education, in the final years of elementary and high school and seven in the resource rooms of two schools located in the interior of the State of São Paulo. The research has a qualitative approach and uses as a methodological procedure the case study, having as collection instrument, semi-structured interviews scripts and identification forms with the compilation of information on training and professional experience. The data were analyzed according to the content analysis technique. As a result, the precariousness of teaching work conditions became evident; deficit in the initial training of teachers and the need for continuous training; transposition of responsibilities between the actors that are part of the educational process of the PAEE student; reductionist understanding of the concept of curricular adaptation and significant limitations and/or lack of articulation of collaborative work between teachers of regular education and resource rooms. The data obtained can contribute to the reflections and discussions regarding the teaching work with the PAEE student, pedagogical practices and the performance of the professionals involved in this process.
Keywords: Curricular adaptation. Collaborative work. Target Public of Special Education. Specialized educational service.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara