UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Melaré Vieira Barros
Titulo Tecnologias da inteligência: gestão da competência pedagógica virtual
Orientador(a)
Data 16/08/2005
Resumo Esta tese tem como objetivo analisar a importância das tecnologias e suas potencialidades na formação de professores. Para tanto, considerou-se que uma nova competência, denominada pedagógica virtual, poderia melhor preparar os docentes nas suas perspectivas para o universo do trabalho. Considerando essa assertiva, procurou-se identificar os paradigmas do processo de ensino e aprendizagem, constituídos pelas tecnologias da comunicação e informação, bem como o desenvolvimento e inserção de uma nova competência, com base na virtualidade, para a formação docente. A metodologia desta pesquisa caracterizou-se pela investigação descritiva, desenvolvendo-se pelas pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário, aplicado aos alunos dos cursos de formação inicial e continuada. A análise dos resultados possibilitou compreender que a competência pedagógica virtual é constituída pelo pensar em rede, pela competência em informação e pela capacidade de inferência no uso da virtualidade. Todas essas capacidades se desenvolvem mediante a utilização didático-pedagógica dos aplicativos da virtualidade disponibilizados pela plataforma Windows.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara