|
|
Aluno(a) |
Daniela Melaré Vieira Barros |
Titulo |
Tecnologias da inteligência: gestão da competência pedagógica virtual |
Orientador(a) |
|
Data |
16/08/2005 |
Resumo |
Esta tese tem como objetivo analisar a importância das tecnologias e suas potencialidades na formação de professores. Para tanto, considerou-se que uma nova competência, denominada pedagógica virtual, poderia melhor preparar os docentes nas suas perspectivas para o universo do trabalho. Considerando essa assertiva, procurou-se identificar os paradigmas do processo de ensino e aprendizagem, constituídos pelas tecnologias da comunicação e informação, bem como o desenvolvimento e inserção de uma nova competência, com base na virtualidade, para a formação docente. A metodologia desta pesquisa caracterizou-se pela investigação descritiva, desenvolvendo-se pelas pesquisas bibliográficas e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionário, aplicado aos alunos dos cursos de formação inicial e continuada. A análise dos resultados possibilitou compreender que a competência pedagógica virtual é constituída pelo pensar em rede, pela competência em informação e pela capacidade de inferência no uso da virtualidade. Todas essas capacidades se desenvolvem mediante a utilização didático-pedagógica dos aplicativos da virtualidade disponibilizados pela plataforma Windows. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|