UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Girlene de Albuquerque Cruz
Titulo O uso de atividades educacionais com bebês: percepções de graduandos de pedagogia
Orientador(a) Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA
Data 27/02/2020
Resumo RESUMOrnA formação do professor gera discussões diversas acerca de seus múltiplos aspectos. No que se refere a formação inicial, uma das necessidades é compreender como ela está acontecendo na atualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de pedagogia sobre a formação inicial para o uso das atividades com os bebês. Participaram da pesquisa estudantes do curso de pedagogia matriculados nos cursos de graduação em pedagogia de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas, elaboradas com base na bibliografia da área abordando os seguintes temas: formação acadêmica; o papel da formação para a atuação junto a crianças de zero a dezoito meses de idade, percepções acerca do uso das atividades de vida diária, com brinquedos, música e equipamentos de playground. Após consentimento dos coordenadores dos cursos, ocorreu a aplicação do questionário por meio eletrônico, através da Plataforma Google. As questões fechadas foram digitadas em planilha do Excel, o que possibilitou a tabulação e análise dos dados. As questões abertas foram analisadas por seus conteúdos, de forma a se organizarem em categorias que receberam tratamento qualitativo. Foi possível compreender por meio dessa pesquisa, a percepção dos alunos em relação ao processo formativo que eles passam, bem como entender a visão deles sobre a creche como etapa educacional do sistema de ensino brasileiro.rnPaavras-chave:Formação Inicial de Professores. Educação Infantil. Creche. Berçário. Atividades.rnrnABSTRACTrnTeacher education generates diverse discussions about its multiple aspects. With regard to initial training, one of the needs is to understand how it is happening today. In this sense, the objective of this work was to verify the perception of pedagogy students about the initial training for the use of activities with babies. Participated in the research students of the pedagogy course enrolled in the undergraduate courses in pedagogy of a public university in the State of São Paulo. The data collection was carried out through a questionnaire, with closed and open questions, elaborated based on the bibliography of the area addressing the following themes: academic education; the role of training to work with children from zero to eighteen months of age, perceptions about the use of activities of daily living, with toys, music and playground equipment. After the consent of the course coordinators, the questionnaire was applied electronically, through the Google Platform. The closed questions were typed in an Excel spreadsheet, which made it possible to tabulate and analyze the data. The open questions were analyzed for their content, in order to organize themselves into categories that received qualitative treatment. It was possible to understand through this research, the students' perception in relation to the formative process that they go through, as well as to understand their view of the day care as an educational stage of the Brazilian education system.rnKey words: Initial Teacher Training. Child education. Nursery. Nursery. Activities.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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