|
|
Aluno(a) |
Nassim Golshan |
Titulo |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Lígia Márcia Martins |
Data |
20/02/2020 |
Resumo |
Este trabalho se apoia nos fundamentos teórico-metodológicos da PsicologiarnHistórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e tem como objetivo elucidar que orndesenvolvimento psíquico do pensamento teórico e da imaginação, mediante a educaçãornescolar, impõe-se como uma das condições para a formação da concepção materialistarnhistórico-dialética de mundo. Em face à crise que se observa na educação pública brasileira, érnnecessário traçarmos o movimento da realidade, conjuntural e estrutural, no pensamento,rnmediante as funções abstrativas. A partir desse metabolismo entre pensamento e realidade,rncabe apresentarmos as premissas pedagógicas e psicológicas, que, por sua vez, permitamrnmediar o reconhecimento, por parte do aluno, da insuficiência do pensamento empírico para arnformação de imagem subjetiva da realidade objetiva, e necessidade de desenvolvimento dornpensamento teórico. Em decorrência disso, apontamos a emergência das funçõesrnimaginativas que, imbricadas com o pensamento teórico, emoções e sentimentos, possamrnantecipar no psiquismo a formação de imagem de uma realidade transformada. Nestarndinâmica é que se radica a estrutura da atividade humana teleológica. Diante disso,rnapontamos a importância da educação escolar no processo de formação das funçõesrnsuperiores do psiquismo, uma vez que elas permitem que o aluno desenvolva suarnpersonalidade à medida que tome posicionamento frente aos embates ideológicos darnrealidade, a partir do tônus qualitativo que compõe a formação da imagem subjetiva darnrealidade no psiquismo, papel desempenhado pela concepção de mundo.rnPalavras-chave: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, concepção dernmundo, pensamento teórico, imaginação. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|