UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Júlia Ribeiro Sgavioli
Titulo O BRINQUEDO NA CRECHE NA VISÃO DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA
Orientador(a) 1. Profa. Dra. FABIANA CRISTINA FRIGIERI DE VITTA
Data 27/02/2020
Resumo RESUMO
O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre o papel do brinquedo no berçário como objeto que estimule o desenvolvimento da criança de zero a um ano e seis meses de idade que frequentam essa fase da educação. Participaram da pesquisa 937 alunos matriculados nos cursos de graduação em Pedagogia de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, com questões fechadas, elaborado com base na bibliografia da área, tratando dos seguintes temas: formação acadêmica; o papel da formação para a atuação junto a crianças de zero a um ano e seis meses de idade; com uma seção referente ao tema brinquedo abordando os seguintes temas: diferentes tipos e características de brinquedos, organização de tempo e espaço e participação da criança e do professor. A aplicação do questionário aconteceu por meio eletrônico, através da plataforma Google e físico com ida a cada campi, após consentimento dos coordenadores dos cursos. Para a análise dos dados, as questões fechadas foram digitadas na planilha do Excel, possibilitando a tabulação e análise por meio de estatística descritiva. Esta pesquisa contribui para estudos da área de Educação infantil, mais especificamente a etapa do berçário, associada aos conhecimentos de Terapia Ocupacional, oferecendo aos cursos de pedagogia maior reflexão acerca dos temas de desenvolvimento infantil, estimulação do desenvolvimento psicomotor através do brincar e do brinquedo e aprendizagem.
Palavras-chave: Brinquedo. Educação Infantil. Berçário. Formação de Professor.

ABSTRACT
The objective of this study was to verify the perception of Pedagogy students about the role of toys in the nursery to stimulate the development of children from zero to one year and six months of age who attend this stage of education. A total of 937 students enrolled in undergraduate courses in Pedagogy from a public university in the State of São Paulo participated in the study. The data collection was done through a questionnaire, with
closed questions, elaborated based on the bibliography of the area, dealing with the following subjects: academic formation; the role of training for working with children from zero to one year and six months of age; the section about toys had questions about the many kinds and characteristics of toys, time organization, child and teacher participation. The application of the questionnaire happened through electronic means, through the platform Google, and physical forma in campus of the University, after consent of the coordinators of the courses. For the analysis of the data, the closed
questions were typed in the Excel spreadsheet, enabling the tabulation and analysis through descriptive statistics. This research can contribute to child education, specificity the nursery, associated to knowledge of Occupational Therapy and can offer to Pedagogy reflections about themes like child development, psychomotor development through play, toys and study.
Keywords: Toy. Child education. Nursery. Teacher training.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara