UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nathalia de Assis Silva
Titulo AS PESQUISAS SOBRE TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018)
Orientador(a) MARIA JOSE DA SILVA FERNANDES
Data 13/02/2020
Resumo RESUMO
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que se apoiou em levantamento bibliográfico de teses e dissertações dedicadas à investigação sobre Trabalho Docente. O conjunto analisado foi localizado nos repositórios dos principais programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi o mapeamento e análise dos estudos sobre o Trabalho Docente realizadas ao longo do período de 1996 a 2018, recorte temporal definido por conta das implantações de sucessivas reformas educacionais de cunho neoliberal na rede pública estadual de ensino paulista. Como objetivos específicos procurou-se identificar o nível e a modalidade de ensino abordado nas teses e dissertações; reconhecer os principais Programas de Pós-Graduação nos quais são produzidas as pesquisas sobre Trabalho Docente no Estado de São Paulo; identificar as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; identificar as concepções de Trabalho Docente presente nas produções acadêmicas estudadas e organizar um quadro referência sobre o Trabalho Docente com os principais resultados apontados pelas pesquisas. Confirmou-se a hipótese de que o Trabalho Docente se tornou um campo específico e consolidado na área da pesquisa acadêmica à medida que as reformas educacionais no Estado de São Paulo foram implementadas (1996-2018), com implicações significativas para o trabalho realizado nas escolas e significativo incremento de estudos sobre a temática nas universidades paulistas. As 134 produções analisadas permitiram, além do mapeamento e reconhecimento dos estudos sobre o Trabalho Docente, identificar as significativas alterações que afetaram sua condição, sua natureza e sua especificidade.
Palavras-chave: Trabalho Docente. Reformas Educacionais. Estado de São Paulo.
Tipo Defesa-Mestrado
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