UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) REJANE DE OLIVEIRA
Titulo PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: referencial cognitivo normativo da gestão educacional
Orientador(a) Prof. Dr. SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES
Data 30/01/2020
Resumo RESUMOrnEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Plano Municipal de Educação e o objetivo geral da pesquisa é compreender e discutir a matriz cognitiva e normativa construída, no âmbito político-administrativo municipal, pela dinâmica do conjunto de interações e negociações entre os agentes públicos, políticos e sociais para execução das ações educacionais a partir desse referencial. Os objetivos específicos são: descrever os eixos de ação como determinantes produzidos pela atuação dos agentes, as representações, os processos de mobilização de recursos, as instituições e os efeitos da ação como resultados no âmbito do sistema municipal de ensino; interpretar a matriz cognitiva e normativa presente no conjunto de interações dos agentes considerando os quatro elementos para análise: os valores, as imagens, os algoritmos e os padrões; compreender a dinâmica de interações entre os agentes e a relação existente entre dois referenciais cognitivo e normativo; identificar as ações estratégicas de cada meta do plano municipal de educação e situá-las no tempo e espaço que se desenvolverão durante a sua vigência para o desenvolvimento da educação infantil. A abordagem adotada nesta pesquisa é a análise cognitiva de políticas públicas considerando os seus elementos de análise na perspectiva da Ação Pública. Trata-se de uma pesquisa do tipo empírica e indutiva, a técnica utilizada para descrever e interpretar os instrumentos de ação é análise de conteúdo. A análise das ações estratégicas contidas nos planos de educação está categorizada em três grupos: permanência e manutenção, aprimoramento e novas implantações. Em tese as estratégias vão sendo executadas conforme as pressões dos agentes públicos, políticos e sociais que defendem interesses relacionados a problemas públicos a partir de uma representação específica de seu lugar na sociedade. A ordem de prioridade para execução das estratégias de ação é definida pela matriz cognitiva e normativa que se constrói na dinâmica de interações produzidas no âmbito político-administrativo. A existência de um referencial cognitivo e normativo promove a movimentação dos agentes, o que consequentemente movimenta os demais eixos que constitui a dinâmica da gestão educacional.rnPalavras-chave: gestão educacional; matriz cognitiva e normativa; referencial; ação pública, plano municipal de educaçãornrnABSTRACTrnThis research has as its object of study the Municipal Education Plan and the general objective of the research is to understand and discuss the cognitive and normative matrix built, in the municipal political-administrative scope, by the dynamics of the interactions and negotiations between public and political agentes and social factors for the execution of educational actions based on this framework. The specific objectives are: to describe the axes of action as determinants produced by the agents acting, the representations, the resource mobilization processes, the institutions and the effects of the action as results within the municipal education system; interpret the cognitive and normative matrix present in the set of interactions of agents considering the four elements for analysis: values, images, algorithms and patterns; understand the dynamics of interactions between agents and the relationship between two cognitive and normative frameworks; identify the strategic actions of each goal of the municipal education plan and situate them in the time and space that will develop during its effectiveness for the development of early childhood education. The approach adopted in this research is the cognitive analysis of public policies considering their elements of analysis from the perspective of Public Action. It is an empirical and inductive research, the technique used to describe and interpret action instruments is content analysis. The analysis of the strategic actions contained in education plans is categorized into three groups: permanence and maintenance, improvement and new deployments. In theory the strategies are being executed according to the pressures of public, political and social agents who defend interests related to public problems from a specific representation of their place in society. The order of priority for the execution of action strategies is defined by the cognitive and normative matrix that is built on the dynamics of interactions produced in the political-administrative sphere. The existence of a cognitive and normative framework promotes the movement of agents, which consequently moves the other axes that constitute the dynamics of educational management.rnKeywords: educational management; cognitive and normative matrix; referential; public action; municipal education plan
Tipo Defesa-Doutorado
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