UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Eliana Alves Arxer
Titulo EAD E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DA NETNOGRAFIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA LICENCIADOS
Orientador(a) Prof. Dr. EDSON DO CARMO INFORSATO
Data 24/01/2020
Resumo RESUMO

Muitos professores de Ensino Básico II (que lecionam para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio) têm buscado novas formações, entre elas, a Pedagogia como segunda licenciatura. Essa formação permite atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão escolar, entre outras funções relacionadas à formação em Pedagogia. No entanto, é difícil para esses professores conciliar o trabalho escolar e a formação em outra licenciatura. Nesse sentido, a EAD tem sido uma modalidade adequada para atender a demanda desses profissionais. Além disso, essa modalidade encontra-se em progressiva expansão, de forma que é necessário expandir também o número de pesquisas quanto a ela. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo central analisar um dos aspectos que se refere à EaD na formação de professores, a saber: estudar as interações entre esses docentes em fóruns de ambiente virtual de aprendizagem. Assim, esperava-se entender como eram estabelecidas as interações entre esses profissionais nos fóruns das disciplinas. Para tanto, utilizamos como metodologia a netnografia de Kozinets, em que o pesquisador se insere no ambiente como um integrante da comunidade virtual e analisa, na perspectiva científica, o objeto de estudo. Nesse sentido, foram utilizados como referenciais teóricos: a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vigotski e os saberes docentes de Tardif na análise das interações dos fóruns associados ao perfil desses integrantes, obtidos por meio da pesquisa documental e da aplicação de questionário. A pesquisa apontou que as interações apresentam perspectivas pedagógicas relevantes para a formação docente quando os fóruns não possuem caráter obrigatório, nesse sentido, foram observadas informações que se remetem a primeira formação desses professores, além das experiências do contexto escolar, também, compartilhados nesse espaço de interação. Foi possível investigar os saberes docentes e as relações inseridas nas premissas de Vigotski, na perspectiva do nível de desenvolvimento real. Constatamos que os fóruns apresentam os saberes provenientes das experiências docentes desses cursistas, de forma espontânea, quando não estão submetidos ao aspecto avaliativo por parte da instituição. Entre os aspectos analisados neste estudo, destacamos um novo olhar sobre a EaD no que tange à formação dos professores e à importância das interações ao compartilhar saberes nos fóruns em AVA.

Palavras-chave: Formação Docente. EaD. Fórum de interação virtual. PSL. Netnografia.

ABSTRACT

Many elementary school teachers (who teach for the final years of elementary school and high school) have sought new training, including pedagogy as a second degree. This training allows to work in early childhood education, in the early years of elementary school, in school management among other functions related to training in pedagogy. However, it is difficult for these teachers to conciliate school work and training in another degree concurrently. In this sense, distance learning has been an appropriate modality to meet the demand of these professionals. In addition, this modality is in progressive expansion, so it is necessary to expand the number of researches on it as well. From this perspective, this research has as its central objective to study one of the aspects that have the distance education in teacher training, that is, to analyze the interactions between these teachers in virtual learning environment forums. Thus, we expected to understand how the interactions between these professionals were established in the forums of the disciplines. To this end, we used as methodology the Kozinets’ netnography, in which the researcher inserts himself in the environment as a member of the virtual community and analyzes the study object from the scientific perspective. In this sense, the following theoretical framework was used: Vigotski's theory of the Proximal Development Zone (PDZ) and Tardif's teaching knowledge together with the analysis of the interactions of the forums associated with the profile of these members, obtained through documentary research and the application of quiz. The research pointed out that the interactions present relevant pedagogical perspectives in the teacher training when the forums do not have mandatory character, thus, it was observed information that refers to the first formation of these teachers, besides the experiences of the school context shared, too, in this space of interaction. It was possible to investigate the teaching knowledge and the relations inserted in Vigotski's premises, from the perspective of the real development zone. We found tha knowledge from the teaching experiences of these students is presented spontaneously, when the forums are not subjected to the evaluative aspect by the Institution. Among the aspects analyzed, we highlighted a new approach about distance learning concerning the teacher training and the importance of the interactions when sharing knowledge in the Virtual Learning Environment forums.

Keywords: Teacher Training. DE. Virtual interaction forum. PSL. Netnography.rn
Tipo Defesa-Doutorado
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