|
|
Aluno(a) |
Mário Nishikawa |
Titulo |
A experiência de educadores da escola pública: construindo o projeto pedagógico a partir da temática ambiental |
Orientador(a) |
|
Data |
23/05/2005 |
Resumo |
A presente pesquisa consiste numa investigação sobre experiências de seis educadores da escola pública do Estado de São Paulo. A partir dos depoimentos orais desses profissionais, acerca dos trabalhos realizados na escola, e na sala de aula, utilizando a temática ambiental, buscou-se dados que evidenciem a possibilidade da construção de um Projeto Pedagógico para a escola pública, que contemple suas especificidades e circunstâncias atuais. Para se chegar aos dados que apontam para esse Projeto Pedagógico (individual e coletivo) destacaram-se dois temas básicos: o trabalho do professor de ensino fundamental e médio e a temática ambiental na escola. Ambos são aspectos relevantes tanto para a educação escolar, como para a pesquisa em educação, na medida em que têm conquistado destaque, ultimamente, nos estudos de pesquisadores da área da educação; o primeiro, na discussão sobre a questão do trabalho docente e o segundo, enquanto proposta de trabalho com a temática ambiental. A intenção foi fazer um estudo inter-relacionando os dois temas, de forma que chegássemos à compreensão da relação entre a prática educativa expressa na experiência de educadores da Escola Pública do Estado de São Paulo, e o conteúdo trabalhado por esses mesmos educadores a partir do tratamento da problemática ambiental nas salas de aulas e nas escolas. Para tanto, delimitamos o objeto de investigação nos seguintes termos: depoimentos de educadores da Escola Pública do Estado de São Paulo que tenham trabalhado no período que corresponde ao final da década de 1970, passando pelos anos 80 e 90, e finalizando no ano de 2004, especificamente com a temática ambiental. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|