|
|
Aluno(a) |
Dimair de Souza França |
Titulo |
A constituição da docência: o que se ensina e o que se aprende sobre o fazer docente na relação entre professoras em exercício e futuras professoras |
Orientador(a) |
|
Data |
25/04/2005 |
Resumo |
Este estudo abordou a constituição da docência pelas futuras professoras na relação com as professoras em exercício, quando da efetivação do estágio curricular e teve como objetivo conhecer o processo de aprender a ensinar mediante a relação entre professoras e futuras professoras. Partindo do pressuposto de que as professoras em exercício, na relação com as alunas estagiárias, desempenham uma tarefa específica de inserção destas futuras professoras na tarefa de ensinar, este estudo norteou-se pela seguinte questão pesquisa: o que se ensina e o que se aprende sobre o fazer docente na relação entre as professoras em exercício e as futuras professoras? Esta investigação foi delineada a partir do levantamento de dados empíricos sobre as atividades propostas e desenvolvidas a partir da inserção nas salas de aula de duas escolas públicas, tendo como sujeitos três alunas estagiárias do curso de Pedagogia da UNESP/Campus de Araraquara e três professoras que orientaram as atividades de estágio destas alunas. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a observação, entrevistas e questionário. O conjunto de atividades propostas pelas professoras bem como as ações desencadeadas pelas alunas foram analisadas recorrendo-se ao conceito de atividade de Leontiev (1978) e de atividade orientadora de ensino de Moura (2001). Os resultados indicam que na relação entre as futuras professoras e as professoras em exercício, ainda que estas não se vejam como professoras formadoras, elas trazem situações pontuais de ensino que podem favorecer a aprendizagem sobre aspectos do fazer docente quando o conteúdo das atividades propostas se aproxima do significado da docência apropriado pelas futuras professoras. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|