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Aluno(a) |
Rosimeire Maria Orlando Zeppone |
Titulo |
A inclusão escolar de crianças deficientes e a prática docente |
Orientador(a) |
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Data |
28/02/2005 |
Resumo |
Este estudo aborda a inserção das mudanças no campo educacional, sobretudo a implantação da política de inclusão escolar de alunos deficientes no sistema regular de ensino, tendo primordial destaque o impacto desta na prática dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. As dificuldades encontradas pelos professores impulsionou esta pesquisa com o intuito de compreender o impacto das mudanças ocorridas no campo educacional e que acabam por modificar sua prática. Os dados foram coletados em 2002 por meio de depoimentos, observações, da análise documental e de entrevistas com professores de 1ª, 2ª e 4ª séries do ensino fundamental, que possuem em suas salas de aulas comuns alunos deficientes, e também a análise de alguns teóricos e da política sobre tal temática. Para análise, utilizou-se a categoria teórica de habitus proposta por Bourdieu (1989). Ao utilizar este conceito, foi possível identificar etapas nas reações docentes (resistência, aceitação, assimilação, pedagógica e de avaliação) e mudanças organizadas ao redor de algumas chaves de análise (procedimentais, dinâmicas de sala de aula, enfrentados com dificuldades pessoais e de formação). Assim, a hipótese inicial orientadora do estudo foi comprovada, pois a inclusão escolar de alunos deficientes no ensino comum causa impactos no trabalho dos professores e em face das suas experiências anteriores, aponta novas necessidades para o professorado como um todo, trazendo acréscimos de dificuldades na sua docência. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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