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Aluno(a) |
Rita de Cassia da Silva |
Titulo |
Saberes construtivistas de professores do ensino fundamental: alguns equívocos e seus caminhos |
Orientador(a) |
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Data |
25/02/2005 |
Resumo |
Fundamental da escola pública a respeito do construtivismo. Mais especificamente, nosso objetivo é saber se existem distorções do construtivismo na prática escolar, de onde vem este possível saber distorcido, que caminhos ele fez para chegar até a sala de aula. Para tal estudo, entrevistamos 20 professores de diversas disciplinas de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental e 07 professores formadores, sendo 06 de DEs da região onde a pesquisa foi realizada e 01 professora coordenadora pedagógica. Os depoimentos foram organizados a partir de três categorias de análises (Slogans, Distorção e Concepções Construtivista) e por temas, a saber: definição de construtivismo, aprendizagem, desenvolvimento, autonomia, papel do professor e conteúdos escolares. Os resultados apontam que os saberes que os professores do ensino fundamental têm a respeito do construtivismo são freqüentemente baseados em slogans e distorcidos. Também indicam que os saberes que os professores formadores têm do construtivismo e de seus conceitos são em geral, também baseados em slogans ou distorcidos. Os professores e formadores não mostraram conhecimento mais aprofundado do construtivismo e tampouco da teoria piagetiana. Os professores distorcem mais e os formadores usam mais slogans. Os saberes que apresentaram evidenciam uma correspondência com as orientações tanto de textos de autores construtivistas como dos materiais de orientações didáticas elaboradas pelos órgãos governamentais. Os caminhos que estes saberes fizeram para chegar até os professores e, conseqüentemente, até a sala de aula, passa pelas capacitações, leituras (de revistas sobre educação e livros), projetos e orientações pedagógicas recebidas nas DEs (com os formadores) e na própria escola em HTPs. O estudo alerta para a implantação de orientações construtivistas que não reconhecem adequadamente a realidade da sala de aula e a formação dos professores e, sem que haja conhecimento suficiente, transpõem para a prática de sala de aula algumas orientações didáticas mesmo não havendo preparo adequado para isso. Enfim, o construtivismo, na própria visão dos professores exige um conhecimento que eles não têm, o que aprenderam na formação não foi suficiente para lhes dar o respaldo necessário para a prática. O construtivismo que encontramos na escola acabou se tornando um desvio e uma caricatura da teoria de origem. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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