UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ediléia Pereira dos Santos
Titulo Hospitalidade de si: Ser escola, ser tempo, ser livre
Orientador(a) Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira
Data 12/12/2019
Resumo A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade
de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. De
encontro a esta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria.
Palavras-chave: educação, autoria, herança, contemporâneo.

ABSTRACT
This research seeks to understand the possibilities of authorship in education in view of the intertwining of inheritance - the events that precede us - with the contemporary - that which passes through us. Such relationship appears as a possibility of authorship conferred to teachers and students. Institutionalized education has been resistant to openness to the other in its totality and therefore resistant to experience, so finding authorship in the school space becomes a challenge. Against this finding, the deridian deconstruction is a fertile way to reflect on the issues that cross and shake the educational territory, especially the difficult place of authorship, producing a different look at the heritage and the contemporary. Thus, we seek to think about the event in education, understood as an essay of itself, in view of the dialogues that are established between the heritage and the contemporary, to constitute the possibility of an essay of authorship.
Keywords: education, authorship, heritage, contemporary
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara