UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Silvia Aparecida Fornazari
Titulo Comportamentos inadequados e produtividade em pessoas com deficiência mental ou múltipla em ambiente educacional
Orientador(a)
Data 17/02/2005
Resumo Pessoas com deficiência mental severa ou múltipla tendem a apresentar comportamentos inadequados em seu repertório desde sua infância e, em geral, muitos desses comportamentos não são submetidos a controle efetivo. Além disso, esses indivíduos não têm a oportunidade de serem treinados na emissão de comportamentos adequados, como respostas de trabalho. Quando comportamentos inadequados ocorrem durante o treino para o trabalho, seu tratamento torna-se emergencial, pois impedem a inserção dessa população, no mercado de trabalho. Esse trabalho passa inevitavelmente por ambientes e treinamentos anteriores à profissionalização, que nos levam à escola, e no caso dessas pessoas, à escola especial. Capacitar os profissionais que trabalham com essas pessoas torna-se, portanto, extremamente relevante para a obtenção de metas de independência e realização pessoal da pessoa com deficiência, levando-o a melhorar sua qualidade de vida. Este processo passa fundamentalmente pelo professor da escola especial, ou qualquer profissional que esteja efetivamente ligado ao desenvolvimento da pessoa com deficiência na direção das metas citadas. Este estudo teve como objetivo geral reduzir comportamentos inadequados e aumentar comportamentos adequados de trabalho em adolescentes e adultos com deficiência mental severa ou múltipla, em ambiente semi-estruturado e institucional. Na Fase Experimental, o objetivo responder à questões que foram levantados na dissertação de mestrado da autora, comparando os efeitos do procedimento de reforçamento diferencial de comportamentos alternativos (DRA), através de programas de reforçamento em razão fixa (FR) e em intervalo variável (VI), com e sem o uso de materiais instrucionais (MI). Os objetivos específicos da Fase Experimental foram avaliar os efeitos dos esquemas de reforçamento utilizados sobre os comportamentos dos participantes, verificar quais os estímulos que estariam funcionando como reforçadores sobre os participantes e observar as contingências existentes na relação entre um ambiente semi-estruturado e a instituição, que pudessem interferir nos resultados.Na Fase de Intervenção, o objetivo específico foi criar, a partir dos resultados da Fase Experimental, um modelo de transposição para levar gradualmente, os procedimentos realizados em ambiente semi-estruturado para o ambiente de sala de aula de Educação Especial, através da implementação e avaliação de um programa de treinamento de professores. Esse treinamento deu-se através de um instrumento informatizado e de duas sessões de treinamento que se seguiram a tal instrumento. A pesquisa foi realizada em uma instituição especializada no atendimento de pessoas portadoras de deficiência mental. Alunos e professores de uma sala de aula da instituição foram participantes da pesquisa. O procedimento de coleta de dados foi realizado utilizando o software EthoLog 2.2, e os dados foram analisados intra e inter participantes, através de gráficos e tabelas. Os resultados da Fase Experimental demonstraram a efetividade do procedimento de DRA na redução dos comportamentos inadequados e instalação de repertório de comportamentos adequados nos participantes. Na Fase de Intervenção, o programa de treinamento de professores mostrou-se efetivo para a aquisição de habilidades relevantes para transpor os procedimentos para a sala de aula. As profissionais que passaram pelo treinamento demonstraram habilidade em realizar uma análise funcional dos comportamentos inadequados de seus alunos e utilizar o procedimento de DRA para instalar comportamentos adequados, e reduzir os inadequados. Pode-se observar que o número de comportamentos adequados dos alunos foi aumentado em comparação com o número de comportamentos inadequados, que se mostrou bastante reduzido em relação às sessões de linha de base. Ainda como resultado relevante, tem-se a efetividade do software utilizado, que através de um procedimento de emparelhamento com o modelo, tornou o treinamento eficaz e econômico, abrindo portas para a capacitação do professor, sejam quais forem as suas necessidades, bastando adequar o conteúdo a ser inserido no programa. Concluindo, o treinamento foi eficaz em levar o procedimento para a sala de aula, tornando-o acessível a profissionais e instituições que possam utilizá-lo. A presente pesquisa ainda abre alternativas para futuras investigações, como dentre outras, uma análise do discurso das profissionais que poderá trazer maiores contribuições a respeito das vicissitudes do ser professor.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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