|
|
Aluno(a) |
Alexandra Bujokas de Siqueira |
Titulo |
Programas de TV didáticos para alunos do ensino fundamental: um exame dos pressupostos teórico-educacionais |
Orientador(a) |
|
Data |
16/02/2005 |
Resumo |
Fatores como a hegemonia da exploração comercial no meio televisivo brasileiro e a censura do regime militar contribuíram para gerar produções educativas de qualidade e nível de informação questionáveis. A pesquisa analisou três séries produzidas pela TV Escola sobre tópicos de língua portuguesa para o ensino fundamental. Os programas foram sintetizados na forma de roteiros, com texto, imagem, efeitos gráficos e sonoros decupados. As análises identificaram os conteúdos ensinados, a didática do ensino pelo vídeo e compararam as informações estéticas e semânticas do sintagma televisivo, indicando que conteúdo escolar e entretenimento ocupam espaços similares: os programas são atraentes, mas os roteiros possuem lacunas e distorções que comprometem a função educativa. Com base nos resultados do estudo empírico e de uma pesquisa realizada na Open University e no British Film Institute, Grã-Bretanha, são sugeridos critérios de qualidade para a produção didática na televisão. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|