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Aluno(a) |
Vânia Galindo Massabni |
Titulo |
O construtivismo do professor: de Piaget às idéias e práticas de professores de ciências |
Orientador(a) |
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Data |
15/02/2005 |
Resumo |
Neste trabalho, estudamos a concepção construtivista de professores de Ciências do Ensino Fundamental e sua adaptação à prática educativa. Para compreender o construtivismo, abordamos a teoria de Piaget e princípios de propostas pedagógicas construtivistas. Consideramos haver pressupostos teóricos (nem sempre científicos) justificam as práticas dos professores, na perspectiva da racionalidade prática. Estes estudos foram parâmetros para a análise dos dados obtidos por questionário, entrevista e observação em sala de aula dos professores concordam com o modo de pensar do construtivismo. Na concepção dos professores, é desejável mas não suficiente aproximar o aluno do concreto e relacionar conteúdos escolares ao cotidiano e, assim, atendem as condições intelectuais destes alunos. As aulas construtivistas são aquelas em que usa o lúdico, não dá tudo pronto, trabalha a partir do aluno e o aluno participa. Enquanto muitas idéias de Piaget estão presentes no discurso dos professores nem sempre isto ocorre com os princípios e sugestões do construtivismo pedagógico. Os professores não utilizam o construtivismo o tempo todo, realizando uma mescla entre elementos construtivistas e os entendidos como não-construtivistas. Nem sempre as sugestões pedagógicas construtivistas são adequadas à escola, em função de suas rotinas, hierarquias, implicações políticas da atividade docente entre outras especificidades. Sem desprezar o conteúdo nem seu papel no ensino, como sugerem slogans construtivistas, os professores colocam elementos do construtivismo quando consideram adequado, havendo uma teoria construtivista do professor. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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