UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vânia Galindo Massabni
Titulo O construtivismo do professor: de Piaget às idéias e práticas de professores de ciências
Orientador(a)
Data 15/02/2005
Resumo Neste trabalho, estudamos a concepção construtivista de professores de Ciências do Ensino Fundamental e sua adaptação à prática educativa. Para compreender o construtivismo, abordamos a teoria de Piaget e princípios de propostas pedagógicas construtivistas. Consideramos haver pressupostos teóricos (nem sempre científicos) justificam as práticas dos professores, na perspectiva da racionalidade prática. Estes estudos foram parâmetros para a análise dos dados obtidos por questionário, entrevista e observação em sala de aula dos professores concordam com o “modo de pensar” do construtivismo. Na concepção dos professores, é desejável mas não suficiente aproximar o aluno do “concreto” e relacionar conteúdos escolares ao cotidiano e, assim, atendem as condições intelectuais destes alunos. As aulas “construtivistas” são aquelas em que usa o lúdico, “não dá tudo pronto”, trabalha “a partir do aluno” e “o aluno participa”. Enquanto muitas idéias de Piaget estão presentes no discurso dos professores nem sempre isto ocorre com os princípios e sugestões do construtivismo pedagógico. Os professores não utilizam o construtivismo o tempo todo, realizando uma mescla entre elementos construtivistas e os entendidos como não-construtivistas. Nem sempre as sugestões pedagógicas construtivistas são adequadas à escola, em função de suas rotinas, hierarquias, implicações políticas da atividade docente entre outras especificidades. Sem desprezar o conteúdo nem seu papel no ensino, como sugerem slogans construtivistas, os professores colocam elementos do construtivismo quando consideram adequado, havendo uma “teoria construtivista do professor”.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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