|
|
Aluno(a) |
Norma Iracema de Barros Ferreira |
Titulo |
Política e educação no Amapá: de território a estado |
Orientador(a) |
|
Data |
23/08/2005 |
Resumo |
O estudo descreve a transição do Amapá, de Território Federal para Estado, tendo como foco as políticas do Governo Federal para a Amazônia na área de Educação. No transcurso da pesquisa buscou-se desnudar os procedimentos de ordem política e administrativa de construção do novo Estado, procurando revelar o espaço reservado para o sistema de ensino público, na instalação de sua estrutura burocrática. O norte dos procedimentos metodológicos esteve sempre voltado à busca de se detectar as dinâmicas, os conflitos, os avanços e os retrocessos, desde a elevação do Amapá à categoria de Estado com a Constituição Federal de 1988 até a culminância de seu processo de consolidação em 2000. Para melhor observar as vicissitudes experimentadas pela educação amapaense foi traçada sua trajetória histórica a partir do desmembramento das terras do Estado do Pará. O propósito final deste estudo foi o de contribuir ao fortalecimento das instituições educacionais públicas, gratuitas e laicas, bem como para o rompimento da escassez de publicações acadêmicas sobre Educação na Região Norte, constituindo uma forma de superação da barreira política, econômica, social e cultural que se interpõe entre Norte/Nordeste e Centro-Sul deste País. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|