UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fausi dos Santos
Titulo CORPO E SEXUALIDADE nas Redes Sociais e sua interfaces na Educação Escolar
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 27/08/2019
Resumo RESUMO
Esta tese é parte integrante da pesquisa no programa de pós-graduação em Educação
Escolar pela Unesp de Araraquara. Parte da premissa de que o discurso sobre o Corpo e
a Sexualidade sempre esteve presente na história da humanidade por meio de diferentes
plataformas discursivas. O advento da fotografia no século XIX ressignifica as
expressões sobre o corpo ao incorporar no frame da máquina elementos objetivos que
na representação artística eram de certa forma, perdidas ou enfraquecidas pelos artistas.
O surgimento da internet ressignificou a relação do ser humano com o corpo, uma vez
que as plataformas digitais ampliam os efeitos de sentido das produções de
subjetividade. Um dos aspectos presentes nesta ressignificação se manifesta na
hiperexposição nas redes sociais. Tais mudanças conceituais tendem a criar certa tensão
dentro da escola, por existir grande imperícia pelos gestores educacionais em lidar com
questões relacionadas à Educação Sexual que aliada ao surgimento de nudes e sexting
produzidos por determinados alunos, evocam tabus e provocam silenciamentos e
punições por parte de educadores. Nos dias atuais, a internet faz parte do convívio
social, sendo o tipo de ferramenta que serve não apenas para a comunicação, mas
também para atividades diversas ligadas ao lazer e entretenimento. Há que se
questionar, nessa dimensão, o que é o corpo e a sexualidade nas redes sociais. Para
responder a esta questão, uma análise filosófica a partir do conceito de subjetivação e
enunciação em Michel Foucault é uma via que se pode percorrer a fim de estabelecer
que tipo de discurso é produzido por meio de perfis nas redes sociais. Portanto, uma
análise que observe as práticas discursivas produzidas na internet sobre o corpo e a
sexualidade podem oferecer pistas que auxiliem a criação de propostas pedagógicas que
incorporem e otimizem o uso da web no espaço escolar. Neste sentido, o objetivo
central da tese será uma sondagem sobre as diferentes práticas discursivas sobre o
Corpo e a Sexualidade na História.
Palavras-chave: Corpo; Sexualidade; Redes Sociais; Educação Escolar; Subjetividade.
ABSTRACT
This thesis is an integral part of the research in the post-graduation program in School
Education by Unesp of Araraquara. It starts from the premise that the discourse on the
Body and Sexuality has always been present in the history of humanity through
different discursive platforms. The advent of photography in the nineteenth century
resigns the expressions about the body by incorporating in the frame of the machine
objective elements that in the artistic representation were somehow lost or weakened by
the artists. The emergence of the internet has reaffirmed the relationship between the
human being and the body, since the digital platforms amplify the sense effects of the
productions of subjectivity. One of the aspects present in this resignification is
manifested in hyperexposure in social networks. Such conceptual changes tend to create
a certain tension within the school, because there is great malpractice by educational
managers in dealing with issues related to Sexual Education that together with the
appearance of nudes and sexting produced by certain students, evoke taboos and
provoke silences and punishments by educators. Nowadays, the internet is part of social
interaction, being the type of tool that serves not only for communication, but also for
diverse activities related to leisure and entertainment. It is necessary to question, in this
dimension, what is the body and sexuality in social networks. To answer this question, a
philosophical analysis based on the concept of subjectivation and enunciation in Michel
Foucault is a way that can be traced in order to establish what kind of discourse is
produced through profiles in social networks. Therefore, an analysis that observes the
discursive practices produced on the Internet about the body and sexuality can offer
clues that help to create pedagogical proposals that incorporate and optimize the use of
the web in the school space. In this sense, the central objective of the thesis rests on a
survey on the different discursive practices on the Body and Sexuality in History.
Keywords: Body; Sexuality; Social networks; Schooling; Subjectivity.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara