UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bruna Carvalho
Titulo ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: orientações didáticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
Orientador(a) Profa. Dra. Ligia Marcia Martins
Data 26/08/2019
Resumo O analfabetismo no Brasil ainda não foi erradicado e, a cada ano, os índices de analfabetismo funcional crescem. De modo geral, o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita em nosso país, em especial nas escolas públicas, tem se desenvolvido de modo superficial e rudimentar. O domínio incipiente da linguagem escrita interfere na aprendizagem de conteúdos dos demais componentes curriculares, portanto, a aprendizagem frágil do ato de ler e escrever reflete no processo de apropriação dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos. Políticas públicas contra o analfabetismo e diversos métodos e teorias para o ensino da língua escrita foram criados objetivando solucionar a situação crítica na qual a alfabetização brasileira encontra-se. Todavia, os dados nãornapresentam melhora significativa e a classe trabalhadora, que depende da escola pública, continua apropriando-se da língua escrita de modo extremamente embrionário ou permanece analfabeta. Se por um lado, há muitas pesquisas científicas acerca da alfabetização, por outro, ainda são escassas as produções teóricas e proposições para este campo do conhecimento que tenham como estofo teóricorna pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Por defendermos o direito subjetivo e inalienável dos indivíduos apropriarem-se das mais ricas objetivações humanas, neste caso, a língua escrita é que escolhemos a alfabetização como objeto de pesquisa desta tese de doutorado. Levantamos a hipótese de que a organização lógica dos conteúdos da língua escrita é variávelrninterveniente no processo de alfabetização, promovendo o desenvolvimento da capacidade de generalização e abstração necessária à aprendizagem da língua escrita e, a partir dela, o domínio de conteúdos e conceitos de outras áreas do conhecimento. A partir disto, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa: formular orientações de encaminhamentos didáticos para o ensino da línguarnescrita no 1o ano do ensino fundamental tendo como base a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Para tanto, adotamos o seguinte percurso metodológico: exposição panorâmica do objeto de pesquisa, a partir da análise de dados oficiais a respeito do analfabetismo, analfabetismo funcional e desempenho na leitura e na escrita dos alunos em avaliações externas e de uma síntese dos métodos e teorias acerca da alfabetização; levantamento de pesquisas sobre o ensino da língua escrita elaboradas sob os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural indicando os temas e assuntos já pesquisados e os que ainda demandam maior investigação e aprofundamento; proposição de encaminhamentos didáticos para o ensino e avaliação da línguarnescrita no 1o ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-crítico; e por fim, explanação dos fundamentos teóricos a respeito da memória e da automatização das correspondências grafofônicas na apropriação da língua escrita. Para desvelar as mediações e as contradições internas do fenômeno em análise, adotamos, como método científico de investigação, o materialismo histórico-dialético ernesperamos ter demonstrado, nesta pesquisa de natureza conceitual, como a dialética entre conteúdo e forma interfere no processo de apropriação da língua escrita; evidenciado a importância das mnemotécnicas e da automatização da relação grafema-fonema no processo de alfabetização; e contribuído à prática alfabetizadora histórico-crítica a partir dos encaminhamentos didáticos para arnorganização do ensino da língua escrita no 1o ano do ensino fundamental à luz dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Consideramos que a exemplificação dos referidos encaminhamentos auxilia o professor na compreensão e na transposição dos preceitos teóricos para sua prática pedagógica, e, com isso, ele próprio poderá criar outras estratégias adequadasrnde trabalho, garantindo processos efetivos de ensino e aprendizagem de uma das mais formidáveis objetivações do gênero humano: a língua escrita.
Palavras-chave: Alfabetização; Linguagem Escrita; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural.

ABSTRACT
Illiteracy in Brazil has not been eradicated and, every year, functional illiteracy rates increase. In general, the teaching and learning process of written language in Brazil, especially in public schools, has been developed in a superficial and rudimentary way. An incipient mastery of written language interferes with learning other curricular components. Therefore, learning to read and write poorly affects the appropriation process of scientific, artistic and philosophical contents. Public policies against illiteracy and various methods and theories in order to teach the written language have been developed aiming at solving the Brazilian’s literacy critical situation. However, data has not marked a significant improvement, and the working class, which depends on public schools, keeps learning the written language in an extremely embryonic way or remains illiterate. On the one hand, there is arnlot of research concerning literacy. On the other hand, there is a lack of theoretical productions and propositions for this field of knowledge which are supported by historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology. For defending the subjective and inalienable individual right of accessing the richest human objectifications, in this case, the written language, it is why we havernchosen literacy as the object of research in this doctorate thesis. We consider the hypothesis that the logical organization of the written language contents is an intervenient variable in the process of literacy, promoting the development of the capacity of generalization and abstraction needed for learning the written language and, from that, the mastery of contents and concepts of other areas of knowledge. Considering this, we have established as the general objective of this research: formulating guidelines of didactic implementations for teaching the written language at the 1st grade of elementary school having cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy as our basis. In order to do so, we have chosen the following methodological path: panoramic exposure of the research object, using official data regarding illiteracy, functional illiteracy and reading andrnwriting performance of students in external assessments and a summary of literacy methods and theories; data collection of research on teaching the written language developed under the principles of historical-critical pedagogy and cultural-historical psychology stating themes and subjects which have already been investigated and those which still demand further research; propositions of didactic implementations for teaching and assessing the written language at the 1st grade of elementary school in the light of the historical-critical approach; and lastly, discussion of the theoretical foundations related to memory and automation of graphophonic aspects in the written language appropriation. In order to unveil mediations and internal contradictions of the analyzed phenomenon, we have selected dialectical and historical materialism as our scientific method of investigation and we aim at demonstrating, through this conceptual research, the ways in which form and content interfere with the written language appropriation process; emphasizing the importance of mnemotechnic and automation of phoneme-grapheme relation in the literacy process; contributing for the historical-critical literacy practice through the didactic implementations for the organization of teaching the written language at the 1st grade of elementary school in light of cultural-historical psychology and historical-critical pedagogy foundations. We consider that the exemplification of the referred implementations assists teachers in understanding and transposing theoretical precepts into their pedagogical practice, and this way, teachers will be able to create different strategies, ensuringrneffective processes of teaching and learning one of the most formidable mankind objectivations: the written language.
Keywords: Literacy; Written Language; Historical-Critical Pedagogy; Cultural-Historical Psychology.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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