UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Teresa Luz Eid da Silva
Titulo Implicações da extensão do conceito ampliado de sexualidade, de Freud, para a formação do educador
Orientador(a)
Data 10/12/2004
Resumo A presente pesquisa nasceu do imperativo de se resgatar o papel da escola e do educador no desenvolvimento humano, utilizando, para tanto, o conceito ampliado de sexualidade, conforme proposto por Freud, com o objetivo de examinar as possíveis implicações desse conceito na formação do educador. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, realizada a partir do levantamento da produção acadêmica e de trabalhos de pesquisadores que se dedicam à proposta aproximativa entre Psicanálise e Educação. Procedemos, em seguida, à seleção dos textos da Obra de Freud, considerados fundamentais para o exame do conceito ampliado de sexualidade. Visamos extrair dos textos examinados os elementos que compõem a construção do conceito, no intuito de demonstrar as relações entre a constituição do psiquismo e seu aproveitamento pelo sujeito capaz de conhecer. A pesquisa procurou demonstrar o quanto o conceito freudiano de sexualidade pode ser produtivo para a compreensão da constituição do sujeito, por tratar dos diferentes níveis de seu funcionamento e de suas relações. A Educação é definida, por Freud, como sendo estímulo ao vencimento do princípio do prazer e sua substituição pelo princípio da realidade. A partir dessa premissa, buscamos verificar a marca da sexualidade nos diversos momentos desse processo, com implicações para a constituição do sujeito. A pesquisa ressalta que a atividade intelectual escapa ao controle, pois sua origem pulsional está submetida a pressões inconscientes, (o que parece) inacessíveis ao educador. Mas reconhece o educador como elemento catalisador na Educação Escolar. A pesquisa nos leva a concluir que, ao considerarmos tais aspectos ampliamos a compreensão de uma etapa decisiva do desenvolvimento psíquico, que deixa marcas profundas no processo de formação educacional da criança, ao contemplar a inclusão do psiquismo e do inconsciente. Com a pesquisa, visamos problematizar a Educação escolar, buscando resgatar o papel da escola e o valor preponderante do educador.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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