UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli
Titulo Material Didático: discursos e saberes
Orientador(a)
Data 26/08/2004
Resumo Este trabalho tem como objetivo conhecer e compreender como se caracteriza o campo de saber sobre os materiais didáticos, a partir dos significados e valores dados a esses no processo de escolarização. Desta forma, analisamos três modalidades de discurso: o discurso pedagógico, o discurso da política educacional e o discurso de professores, com base na análise do discurso proposta por Michel Foucault, considerando o discurso como eixo central na construção de saberes. Como fonte de dados, na busca de conhecermos o discurso pedagógico, recorremos a três manuais de Didática: Didática Geral, de Imídeo Giuseppe Nérici; Sumário de Didática Geral, de Luiz Alves Mattos e Planejamento de Ensino e Avaliação, de Clódia Maria Godoy Turra e autores. Com relação, ao discurso da política educacional e ao discurso docente, analisamos a publicação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, A escola de cara nova: sala-ambiente e entrevistamos nove professores da rede pública de ensino paulista. A análise dos dados possibilitou-nos concluir que esses três discursos, apesar de suas especificidades, formam um campo de saber sobre os materiais didáticos, legitimando regimes de verdade quanto à utilização dos mesmos. No entanto, cada discurso apresenta uma forma particular de olhar os materiais didáticos no ensino. São pequenas e sutis verdades, determinadas pelo lugar de onde esses discursos são enunciados na educação, pelo contexto em que são produzidos e pelas relações que estabelecem neste contexto.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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