|
|
Aluno(a) |
Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli |
Titulo |
Material Didático: discursos e saberes |
Orientador(a) |
|
Data |
26/08/2004 |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo conhecer e compreender como se caracteriza o campo de saber sobre os materiais didáticos, a partir dos significados e valores dados a esses no processo de escolarização. Desta forma, analisamos três modalidades de discurso: o discurso pedagógico, o discurso da política educacional e o discurso de professores, com base na análise do discurso proposta por Michel Foucault, considerando o discurso como eixo central na construção de saberes. Como fonte de dados, na busca de conhecermos o discurso pedagógico, recorremos a três manuais de Didática: Didática Geral, de Imídeo Giuseppe Nérici; Sumário de Didática Geral, de Luiz Alves Mattos e Planejamento de Ensino e Avaliação, de Clódia Maria Godoy Turra e autores. Com relação, ao discurso da política educacional e ao discurso docente, analisamos a publicação da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, A escola de cara nova: sala-ambiente e entrevistamos nove professores da rede pública de ensino paulista. A análise dos dados possibilitou-nos concluir que esses três discursos, apesar de suas especificidades, formam um campo de saber sobre os materiais didáticos, legitimando regimes de verdade quanto à utilização dos mesmos. No entanto, cada discurso apresenta uma forma particular de olhar os materiais didáticos no ensino. São pequenas e sutis verdades, determinadas pelo lugar de onde esses discursos são enunciados na educação, pelo contexto em que são produzidos e pelas relações que estabelecem neste contexto. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|