|
|
Aluno(a) |
Julmar Nassif Magalhães Serretti |
Titulo |
O distúrbio de déficit de Atenção/Hiperatividade: o olhar do professor |
Orientador(a) |
|
Data |
09/08/2004 |
Resumo |
O objetivo desta pesquisa foi de identificar o que os professores do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Araraquara, conhecem a respeito do Distúrbio de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Procuramos ainda saber se estes professores têm em sua classe alunos com as características do distúrbio de atenção; como descrevem esses alunos, que definições eles apresentam para os distúrbios e quais fatores imaginam que possam estar determinando esses problemas. Sendo este um estudo descritivo de abordagem qualitativa, o instrumento utilizado foi de questionário aberto, anônimo, constituído por duas partes, sendo uma para pesquisar o distúrbio de atenção e outro para pesquisar o distúrbio da hiperatividade. Os resultados encontrados mostraram que os professores caracterizam adequadamente os distúrbios, no entanto, não o fazem cientificamente. Ao definirem o distúrbio de hiperatividade os professores repetem as mesmas definições, não distinguindo um distúrbio do outro. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|