|
|
Aluno(a) |
Ana Paula Poli |
Titulo |
IMAGINÁRIO DA MORTE E IDEÁRIO DE VIDA: UMA ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Denis Domeneghetti Badia |
Data |
30/08/2019 |
Resumo |
Este trabalho não busca quantificar a violência presente na escola, nem determinar vítimas e culpados. Pretende dar voz à escola e às pessoas que a compõem − as vozes do consciente e do inconsciente − através de uma perspectivação da Teoria Geral do Imaginário de G. Durand e de um conjunto de heurísticas elaboradas por J. C. de Paula Carvalho utilizando o Teste do Arquetípico de Nove Elementos (AT. 9) de Y. Durand, no intuito de mapear aspectos da cultura latente e patente de determinado grupo, a fim de analisar como alunos, gestores, professores e demais funcionários lidam com a violência presente na instituição escolar.
Palavras-chave: violência, escola, imaginário, heurísticas
ABSTRACT
This work does not aim to quantify the violence present at school, nor to determine victims and culprits. It intends to give voice to the school and the people who compose this institution – the voices of the conscious and the unconscious – through a perspective Gilbert Durand's General Theory of Imaginary and of a set of heuristics elaborated by J. C. de Paula Carvalho and using Y. Durand’s Archetypal Test with Nine Elements (AT. 9) with the intent of mapping aspects of the latent and patent culture of a determined group, aiming at analyzing how students, managers, teachers and other workers deal with the violence present at the school institution.
Keywords: violence, school, imaginary, heuristics. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|