UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Silvia Azarite Salomão
Titulo Desafios da gestão escolar: o diretor de escola no contexto da política educacional paulista (1995 – 2001)
Orientador(a)
Data 27/05/2004
Resumo As reformas e as políticas desencadeadas no âmbito educacional brasileiro nos últimos anos têm alterado acentuadamente a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. A presente pesquisa enfoca alguns aspectos da política educacional implantada na rede pública estadual de ensino de São Paulo no período de 1995 a 2001, procurando refletir sobre o papel do diretor de escola no contexto de implementação das mudanças propostas. Essa reforma foi definida por três eixos fundamentais: racionalização organizacional; mudanças nos padrões de gestão e melhoria da qualidade de ensino. Mediante o impacto das ações implantadas, evidenciou-se a necessidade de buscar caminhos para melhor compreensão dos dilemas advindos das mudanças impostas ao cotidiano escolar e, especialmente, ao trabalho do diretor. Na primeira etapa da pesquisa, com o objetivo de compreender as diretrizes implantadas pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, foi realizado um estudo bibliográfico por meio de levantamento de documentos oficiais referentes a tal período. Paralelamente, buscou-se referencial teórico para a compreensão: da educação no contexto de transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas na sociedade atual e que apontam para os rumos adotados pelas políticas educacionais; da gestão da escola dentro dos atuais paradigmas; do papel do diretor de escola nos documentos da SEE/SP. Partiu-se, então, para pesquisa de campo utilizando questionários com questões divididas em: ações da SEE/SP que causaram impacto na escola e no trabalho do diretor; dificuldades/ facilidades inerentes à gestão escolar na implementação das ações propostas; melhoria da qualidade de ensino. Os dados coletados proporcionaram alguns elementos para que fosse possível apreender como se efetivaram, no cotidiano escolar, algumas das principais ações implantadas. A análise mostrou que, das ações desencadeadas, a implantação da Progressão Continuada aparece como a ação que mais impacto causou na escola e no trabalho do diretor.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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