|
|
Aluno(a) |
Maria Silvia Azarite Salomão |
Titulo |
Desafios da gestão escolar: o diretor de escola no contexto da política educacional paulista (1995 2001) |
Orientador(a) |
|
Data |
27/05/2004 |
Resumo |
As reformas e as políticas desencadeadas no âmbito educacional brasileiro nos últimos anos têm alterado acentuadamente a organização e o desenvolvimento do trabalho escolar. A presente pesquisa enfoca alguns aspectos da política educacional implantada na rede pública estadual de ensino de São Paulo no período de 1995 a 2001, procurando refletir sobre o papel do diretor de escola no contexto de implementação das mudanças propostas. Essa reforma foi definida por três eixos fundamentais: racionalização organizacional; mudanças nos padrões de gestão e melhoria da qualidade de ensino. Mediante o impacto das ações implantadas, evidenciou-se a necessidade de buscar caminhos para melhor compreensão dos dilemas advindos das mudanças impostas ao cotidiano escolar e, especialmente, ao trabalho do diretor. Na primeira etapa da pesquisa, com o objetivo de compreender as diretrizes implantadas pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, foi realizado um estudo bibliográfico por meio de levantamento de documentos oficiais referentes a tal período. Paralelamente, buscou-se referencial teórico para a compreensão: da educação no contexto de transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas na sociedade atual e que apontam para os rumos adotados pelas políticas educacionais; da gestão da escola dentro dos atuais paradigmas; do papel do diretor de escola nos documentos da SEE/SP. Partiu-se, então, para pesquisa de campo utilizando questionários com questões divididas em: ações da SEE/SP que causaram impacto na escola e no trabalho do diretor; dificuldades/ facilidades inerentes à gestão escolar na implementação das ações propostas; melhoria da qualidade de ensino. Os dados coletados proporcionaram alguns elementos para que fosse possível apreender como se efetivaram, no cotidiano escolar, algumas das principais ações implantadas. A análise mostrou que, das ações desencadeadas, a implantação da Progressão Continuada aparece como a ação que mais impacto causou na escola e no trabalho do diretor. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|