|
|
Aluno(a) |
Daniella Thaís Curriel |
Titulo |
Contribuições da fonoaudiologia à formação continuada de professores de educação infantil: um estudo de concepções sobre gagueira |
Orientador(a) |
|
Data |
20/05/2004 |
Resumo |
A gagueira é um distúrbio da fluência da fala, possui natureza biopsicossocial e surge geralmente na infância. Estudos mostram que a prevenção e o diagnóstico precoce podem evitar que a gagueira se torne crônica e, tendo em vista a influência do ambiente social, o professor pode auxiliar na prevenção e na detecção precoce de crianças com este distúrbio, devendo, para isso, receber conhecimentos científicos sobre o assunto. Os objetivos dessa pesquisa foram identificar as concepções de professores de Educação Infantil dos Centros de Educação e Recreação (CERs) de Araraquara em relação à gagueira, realizar orientações fonoaudiológicas e verificar a ocorrência ou não de mudanças nas suas concepções. Por meio de questionários semi-estruturados, levantou-se as concepções de 10 professores e a partir dessas respostas, elaborou-se um programa de orientação sobre gagueira, na qual foram ministradas 40 horas de orientações coletivas e individuais e ao final foi aplicado o questionário final. Constatou-se que os professores possuíam um saber de senso comum e sem sustentação científica, por estar baseado apenas em suas experiências pessoais e profissionais. Após as orientações, observou-se mudanças em suas concepções sobre a gagueira, na qual pôde-se perceber a construção de conhecimentos científicos sobre esse assunto. Portanto, evidenciou-se a importância da formação continuada de professores de Educação Infantil na área da Fonoaudiologia, tendo em vista que a atuação preventiva fornece subsídios para que eles possam lidar mais eficientemente com essas crianças em sala de aula e também auxiliem na prevenção e detecção precoce deste distúrbio. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|