|
|
Aluno(a) |
Juliessa Ricce |
Titulo |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇÕES |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luci Pastor Manzoli |
Data |
09/08/2019 |
Resumo |
A partir do século XXI as políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência se intensificaram para garantir o direito de um ensino de qualidade, acesso e permanência nas escolas. Após a promulgação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, passaram a exercer um papel primordial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A presente pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar como se caracterizam as práticas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental sob o olhar de teses e dissertações a partir da referida política. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), onde num primeiro momento, foi feita a seleção e leitura dos resumos que foram ao encontro do objetivo da pesquisa, e num segundo momento, a leitura por completo. Foram selecionadas para analise 8 produções acadêmicas, sendo 6 mestrados e 2 doutorados Os dados obtidos foram organizados, categorizados e distribuídos em quadros. Os resultados mostraram que as atividades de alfabetização e letramento trabalhadas pelos professores, são, na maioria das vezes, para preencher o tempo, sem finalidade, retiradas dos livros didáticos. Atividades baseadas no modelo de ensino tradicional, sem espaço para envolver o aluno com deficiência intelectual em situações de aprendizagem significativas para o seu desenvolvimento. Mostraram, ainda, o insuficiente conhecimento dos professores ao solicitarem atividades com base em repetição e memorização, no lugar de buscarem envolver o aluno em situações de aprendizagem pautadas num modelo de ensino que abrange as adaptações curriculares.rnPalavras-chave: Deficiência Intelectual. Práticas Pedagógicas. Alfabetização. Letramento.rnrnABSTRACTrnPublic policies on disabled people inclusion have been intensified to ensure their right to access, attend and continue a high-quality education from twenty-first century on. After the 2008 Special Education National Policy on the Inclusive Education was enacted, the alphabetization and literacy teaching practices have had an essential role in the learning and teaching process of intellectual disabled students. This study aimed to identify and analyze how the teaching practices for intellectual disabled students enrolled in the early years of elementary school are characterized upon dissertations and theses according to the aforesaid policy. The data was collected at the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD). At first, abstracts, which met the study goal, were selected and read, Then, secondly, these abstracts were fully read. Out of these abstracts, eight academic productions were selected, six came from master programs and 2 from doctoral programs. The data collected were organized, categorized and distributed in tables. The results have shown the alphabetization and literacy activities used by teachers, are, mostly, meaningless, to spend time, and they have been taken from textbooks. Activities based on the traditional teaching model, which do not engage the intellectual disabled student in meaningful learning situations to foster his/her development. The results have also revealed teachers´ insufficient knowledge as they requested activities based on repetition and memorization, instead of trying to engage the students into learning situations regarding a teaching model which enables curricular adaptations.rnKey words: Intellectual Disability. Teaching Practices. Alphabetization. Literacy.rnrnrn |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|