UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Maria Leone Alves Oliveira
Titulo A relação entre escola e família de crianças que freqüentam salas de recursos: concepções de pais e professores
Orientador(a)
Data 26/03/2004
Resumo Este trabalho teve por objetivo caracterizar a natureza da interação entre escola e família de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) que freqüentam sala de recursos, a partir da concepção de pais e professores. Participaram da pesquisa três professoras de salas de recursos, cinco professoras de salas regulares e nove famílias. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, realizada com todos os participantes, gravadas e transcritas na íntegra. Optou-se por uma abordagem qualitativa de análise dos dados para uma maior compreensão do fenômeno estudado. Os dados revelam que na concepção tanto das professoras quanto dos pais, a relação família-escola é importante, mas a avaliação destes sobre a mesma é divergente. Para as professoras é insatisfatória, enquanto para os pais, a mesma é adequada. Todos indicam a necessidade de aumentar a interação entre estas instituições. Como sugestão, as professoras das salas regulares propõem a realização de um trabalho conjunto entre escola e família, além da troca de informações e os pais afirmam que a interação deveria continuar ocorrendo da maneira existente. Estes valorizam a educação escolar e procuram prover as condições necessárias para o desenvolvimento satisfatório dos filhos. Mas as professoras criticam a educação dada pelas famílias, apoiadas em suas próprias concepções sobre a instituição familiar. A relação entre estas instituições ocorre mais freqüentemente por meio de reuniões, bilhetes e telefonemas. A mesma é determinada pela escola e, apesar de ser bidirecional, é assimétrica. Constata-se que a interação entre a escola e a família de crianças com NEE, no contexto abordado, é precária e insuficiente para promover um processo educacional satisfatório das mesmas.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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