|
|
Aluno(a) |
Silvana Galvani Claudino-Kamazaki |
Titulo |
A relação entre teoria e prática na Pedagogia Histórico-Crítica: análise de uma proposta pedagógica para a Educação Infantil |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu |
Data |
12/08/2019 |
Resumo |
O presente estudo toma como objeto de investigação o processo de elaboração e implementação de uma proposta pedagógica para a educação infantil fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, qual seja a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil
de Bauru (PPEI) e tem como objetivo geral contribuir para que se possa avançar na compreensão e superação das dificuldades de articulação entre a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e sua prática na Educação Infantil. Para tanto, tomamos o materialismo
histórico-dialético como fundamento filosófico e referência teórico-metodológica da pesquisa e buscamos relacionar a análise do objeto às categorias aqui interpretadas como centrais na Pedagogia Histórico-Crítica, quais sejam, a práxis, o trabalho e o trabalho
docente. A partir destes fundamentos, o caminho da nossa investigação que contou, além da análise do documento final da PPEI, com entrevistas semiestruturadas junto à quatro pesquisadoras / docentes diretamente envolvidas na sua elaboração e implementação,
acrescidas da análise de materiais complementares à esse processo, destacou vários elementos constituintes da práxis da Pedagogia Histórico-Crítica, dentre os quais a perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano e a promoção desse desenvolvimento nas crianças desde a educação infantil pela via do acesso à cultura elaborada, ao conhecimento científico, artístico e filosófico acumulado pela humanidade. Ademais, identificamos a intencionalidade do trabalho docente na direção da transformação das consciências e, dialeticamente, da realidade como elemento da práxis educativa transformadora desta perspectiva pedagógica. A análise do referido objeto sob a luz destes fundamentos nos conduziu à conclusão de que a PPEI de Bauru é a prova concreta de que a práxis da Pedagogia Histórico-Crítica é possível nesta sociedade e se configura como um instrumento de luta das professoras deste e de outros sistemas públicos de ensino contra os sucessivos ataques que a educação pública brasileira vem sofrendo. Ao mesmo tempo, fortaleceu a tese central deste nosso estudo: o desenvolvimento de uma proposta histórico-crítica se dá de forma contraditória, onde a apropriação dos seus elementos centrais vai dialogando e tendo embates e conflitos com concepções e condições objetivas já existentes, que, por sua vez, vão alterando essa proposta, num movimento dialético que vai da prática para a teoria e da teoria para a prática, constituindo-se numa transformação da prática pedagógica, que, em alguns aspectos caminha na direção da prática educativa transformadora e em outros não corresponde ao projeto histórico-crítico desta pedagogia.
Palavras–chave: Práxis. Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Infantil.
ABSTRACT
This study takes as object of investigation the process of elaboration and implementation of a pedagogical proposal for children’s education based on Historical-Critical Pedagogy, namely the Pedagogical Proposal for Bauru Infantile Education (PPEI) and this objective is to advance in the understanding and overcoming of the difficulties of articulation between the theory of Historical-Critical Pedagogy and its practice in Early Childhood Education. For this, we take historical-dialectical materialism as a
philosophical foundation and theoretical-methodological reference of this research and we seek to relate the analysis of the object to the categories here interpreted as central in Historical-Critical Pedagogy, namely, praxis, work and teaching work. From these
fundamentals, the way of our investigation which included, in addition to the analysis of the PPEI final document, with semi-structured interviews with four teaching researchers directly involved in its elaboration and implementation, together with the analysis of materials complementary to this process, highlighted several elements of the praxis of Historical-Critical Pedagogy, including the historical-cultural perspective of human development and the promotion of this development in children from early childhood through access to culture, to the scientific, artistic and philosophical knowledge accumulated by humanity. In addition, we identify the intentionality of the teaching work in the direction of the transformation of the consciences and, dialectically, of really as an element of the transformative educational praxis of the pedagogical perspective. The analysis of this object in the light of these theorical foundations led us to the conclusion that the PPEI of Bauru is the concrete proof that the practice of Historical-Critical Pedagogy is possible in this society and is configured as an instrument of struggle of the teachers of this and of others public education systems against the successive attacks the Brazilian public education has been suffering. At the same time, it strengthened the central thesis of our study: the development of a historical-critical proposal occurs in a contradictory way, where the appropriation of its central elements is dialoguing and having conflicts and conflicts with existing conceptions and objective conditions, in turn, alter this proposal in a dialectical movement that goes from the practice to the theory and
from the theory to the practice, constituting a transformation of the pedagogical practice, that in some respects, moves in the direction of the educational practice transforming, in others does not correspond to the historical-critical project of this pedagogy.
Keywords: Praxis. Historical-Critical Pedagogy. Early years Education. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|